Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO ALVES DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUSTAVO ALVES DE MELO
DATA: 15/07/2022
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/koh-ymnm-zab
TÍTULO:

Gestão de desempenho na produção de café no Brasil: Uma abordagem comparativa a partir das técnicas de Análise de Componentes Principais (PCA) e Análise Envoltória de Dados (DEA)


PALAVRAS-CHAVES:

Agronegócio, Indicadores de desempenho, Cafeicultura, Produtividade, Sustentabilidade.


PÁGINAS: 41
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Setores Específicos
RESUMO:

O agronegócio representa um dos pilares para a economia brasileira, de modo que o café é um produto que contribui com grande expressividade para o bom desempenho do setor. A produção de café no Brasil se divide em dois seguimentos principais, a saber, o café tipo Arábica e o café tipo Conilon. Além disso, na produção do café tipo Arábica se destacam as regiões de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, São Paulo e Bahia, já na produção do café tipo Conilon se destacam as regiões de Rondônia, Bahia e Espírito Santo. No entanto, o cenário de produção da commodity tem sofrido mudanças nos últimos anos, acompanhando os impactos de mudanças climáticas e da pandemia por Covid-19. Frente a isso, o objetivo deste projeto será avaliar o desempenho das principais regiões produtoras de cafés tipo Arábica e Conilon do Brasil nos anos de 2019 e 2021, através da aplicação das técnicas Análise de Componentes Principais (PCA) e Análise Envoltória de Dados (DEA). Para tanto, o estudo se caracterizará pela utilização de uma abordagem híbrida, com a utilização de técnicas quantitativas e análises qualitativas complementares. O estudo também apresentará um caráter descritivo e seguirá a lógica indutiva. Além disso, o horizonte de realização deste projeto será de 12 meses, onde as etapas de Revisão de literatura, Coleta e organização dos dados, Procedimentos metodológicos, Análise de resultados, Redação de artigos científicos e Ajustes estarão dispostas. Espera-se como resultados deste projeto a contextualização das principais regiões produtoras de café no Brasil segundo a base de dados do Projeto Campo Futuro realizado pelo CIM/UFLA. Ademais, espera-se que seja possível a caracterização das regiões produtoras com base nas dimensões demográfica, socioeconômica, agrícola, certificação e economia circular, em que as variáveis originais a serem utilizadas estarão distribuídas. Por fim, espera-se que sejam identificadas as principais variáveis que impactam na produção de café nestas regiões produtoras através da análise comparativa dos anos de 2019 e 2021.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - THIAGO HENRIQUE NOGUEIRA - UFV (Suplente)
Externo à Instituição - MARIA GABRIELA MENDONÇA PEIXOTO - UFV (Membro)
Externo ao Programa - MARCOS DE OLIVEIRA GARCIAS - DAP/FCSA (Membro)
Presidente - LUIZ GONZAGA DE CASTRO JUNIOR (Membro)
Externo ao Programa - JAQUELINE SEVERINO DA COSTA - DGA/ESAL (Membro)
Notícia cadastrada em: 11/07/2022 11:27
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 02/05/2024 06:58