Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO NUNES MACIEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUSTAVO NUNES MACIEL
DATA: 29/07/2022
LOCAL: Google meet

SELO DE DENOMINAÇÃO DE ORIGEM DA REGIÃO DO CERRADO MINEIRO: UM ESTUDO SOBRE AS INFRAESTRUTURAS DE MERCADO NA CAFEICULTURA BRASILEIRA

Infraestruturas de Mercado. Estudos de Mercado Construtivistas. Selo de Denominação de Origem. Café. Indicação Geográfica.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Mercadologia
Nas últimas duas décadas, os Estudos de Mercado Construtivistas (EMC) vêm se destacando como uma relevante abordagem teórica na linha de marketing. Entre os principais enfoques desses estudos destacam-se a compreensão da dinâmica dos mercados, o papel dos diferentes atores para a construção e reconstrução de mercados e a performatividade do marketing a partir da teoria e prática. Recentemente, o contexto de mercados agroalimentares foi escolhido por diversos pesquisadores que adotaram os EMC como perspectiva investigativa. Entre as diferentes categorias de estudo utilizadas nas pesquisas que envolvem a construção de mercados agroalimentares, destacam-se os agenciamentos de mercado e os estudos sobre os dispositivos de mercado. Contudo, permanece pouco explorado na literatura, até o momento, pesquisas que envolvam as infraestruturas de mercado, linha que teve seu início recentemente nos EMC. Diante da oportunidade de se aplicar essa abordagem teórica para compreender mercados, a proposta desse projeto é de avançar a compreensão dos complexos arranjos materiais envolvidos na formação de mercados agroalimentares. Assim, parte da seguinte pergunta de pesquisa: como uma multiplicidade de práticas, conhecimentos e dispositivos foram moldados ao longo do tempo para a construção do mercado de cafés da Região do Cerrado Mineiro? Para responder a essa questão, o objetivo geral do presente projeto é compreender, a partir da abordagem das infraestruturas de mercado, o processo de construção do selo de Denominação de Origem dos cafés da Região do Cerrado Mineiro. Partindo de uma perspectiva interpretativista, uma ontologia intersubjetiva e de uma epistemologia construtivista, o presente projeto contemplará técnicas de natureza qualitativa. Mais especificamente, propõe-se utilizar análise documental e entrevistas em profundidade para realizar uma reconstrução histórica do mercado de cafés especiais da Região do Cerrado Mineiro, especialmente com o enfoque no processo de construção do selo de Denominação de Origem. A Região do Cerrado Mineiro é considerada como objeto de investigação por ter sido o primeiro caso de registro de DO de café no Brasil. Além disso, a região completa, no ano de 2022, 50 anos de história. A partir dos resultados espera-se identificar elementos históricos que tragam a função inicial do selo de origem para a Região do Cerrado Mineiro e suas transformações; descrever os arranjos heterogêneos que foram criados para esse mercado; identificar os fatos e momentos históricos relevantes para a consolidação de uma infraestrutura de mercado; e de um modo geral, evidenciar o potencial analítico das infraestruturas de mercado em contextos agroalimentares. Por fim, como contribuição principal deste projeto de tese, busca-se evidenciar infraestruturas de valor que performaram o mercado de cafés especiais da Região do Cerrado Mineiro.

Presidente - PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME (Membro)
Externo à Instituição - MARLON DALMORO - UNIVATES (Membro)
Externo ao Programa - LUIZ MARCELO ANTONIALLI - DAE/FCSA (Suplente)
Externo à Instituição - FRANCISCO GIOVANNI DAVID VIEIRA - UEM (Membro)