Notícias

Banca de DEFESA: ELVIS MAGNO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELVIS MAGNO DA SILVA
DATA: 16/08/2022
HORA: 08:30
LOCAL: online
TÍTULO:

PRÁTICAS SOCIOTÉCNICAS PARA O ESTUDO DE MERCADOS: CONSTITUIÇÃO E REMODELAGEM DO MERCADO MINEIRO DE CACHAÇA DE ALAMBIQUE


PALAVRAS-CHAVES:

Estudos de mercado. Prática de mercado. Modelagem de mercado. Performatividade. Ator-rede. Reconfiguração sociotécnica. Cachaça.


PÁGINAS: 308
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

Os movimentos sociotécnicos do mercado da cachaça de alambique do Estado de Minas Gerais vem promovendo ao longo de sua história uma reestruturação de sua rede de agentes, bem como uma ressignificação do próprio produto (cachaça de alambique), os quais têm provocado mudanças significativas no mercado. Portanto, esta tese propõe-se a investigar o processo de constituição e reconfiguração do mercado formal mineiro de cachaça de alambique sob a ótica de seus diferentes agentes, enfatizando a reconfiguração das práticas sociotécnicas constitutivas deste mercado. Por meio de um estudo empírico, sob a ótica construtivista e com uso de uma metodologia qualitativa, procedeu-se a coleta de dados primários e secundários respeitando as questões da credibilidade, transferibilidade, confiabilidade e confirmabilidade das fontes dos dados. Para análise optou-se pela análise de conteúdo temático e análise documental. O estudo resgatou a história do surgimento do mercado da cachaça no Brasil e no Estado de Minas Gerais, apresentando sua evolução ao longo do tempo, tanto na questão dos agentes humanos (social) quanto não-humanos (técnico) para performatividade e criação do Ator-Rede deste mercado. Constatou-se que este se trata de um mercado compreendido por práticas sociotécnicas as quais abrigam um conjunto de saberes e pressupostos como valores, crenças, convicções sociais, culturais e históricas, que configuram e remodelam constantemente este mercado. Observou-se que estas práticas e pressupostos regulam (e desregulam) e são efetivadas no cotidiano das diversas inter-relações dos seus agentes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VALERIA DA GLORIA PEREIRA BRITO - DGA/ESAL (Membro)
Externo ao Programa - RENATO ELIAS FONTES - DGA/ESAL (Membro)
Externo à Instituição - ODEMIR VIEIRA BAETA - UFV (Membro)
Interno - LUIZ GONZAGA DE CASTRO JUNIOR (Suplente)
Externo à Instituição - DANIEL CALBINO PINHEIRO - UFSJ (Membro)
Externo ao Programa - ANTONIO CARLOS DOS SANTOS - DGA/ESAL (Membro)
Externo à Instituição - ALEX FERNANDO BORGES - UFU (Suplente)
Notícia cadastrada em: 08/08/2022 07:54
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 02/05/2024 07:06