Banca de DEFESA: ELIZA PINTO NARCISO SALTARELLI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIZA PINTO NARCISO SALTARELLI
DATA: 30/08/2022
LOCAL: https://meet.google.com/dff-pjzm-nof

Um conto de fadas moderno: A história de casais de docentes de universidades públicas sob a perspectiva Dual Career

Dual Careeer, Docentes, Casais, História de Vida.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

O estudo do fenômeno dual career tem sido amplamente explorado na literatura internacional e recentemente tem se demonstrado fecundo para a realização de pesquisas no contexto brasileiro. Baseado na concepção de uma família em que o casal desenvolve suas carreiras simultaneamente com a manutenção de uma vida familiar, os estudos tem privilegiado aspectos organizacionais e objetivos. A proposta desta tese está em explorar aspectos subjetivos e individuais das dual careers, a partir de um conceito de carreira que contemple as dimensões objetivas e subjetivas e entenda-a como uma trajetória dinâmica, instável e contextualizada no tempo e espaço. Utilizando-se do método história de vida, da técnica de coleta de dados entrevistas semi-estruturas, da técnica de análise de conteúdo temática, e sob uma perspectiva qualitativa e socioconstrucionista, esta tese teve como objetivo compreender a vivência da dual career a partir do relato de casais de docentes de universidades públicas brasileiras. Buscou-se responder a seguinte questão: Como é vivenciada a dual career entre docentes de universidades públicas? As categorias discutidas e analisadas foram: a história dos casais, a rotina doméstica, a rotina profissional, o planejamento da carreira e da família. Como categorias emergentes foram discutidas o impacto da pandemia na rotina do casal e gênero. Por fim, conseguiu-se estabelecer características da dual career entre docentes de universidades federais e avanços significativos para o campo de pesquisa , destacando-se a importância e o impacto do uso de metodologias qualitativas como história de vida e a perspectiva socioconstrucionista para compreender a construção da realidade dual career.

Presidente - MONICA CARVALHO ALVES CAPPELLE (Membro)
Externo à Instituição - KÉSIA APARECIDA TEIXEIRA SILVA - PUCMinas (Membro)
Externo ao Programa - KATIA POLES - DME/FCS (Suplente)
Externo à Instituição - ISABEL CRISTINA DA SILVA - UNIFEI - UNI (Membro)