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Banca de DEFESA: SAMUEL GONZAGA DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMUEL GONZAGA DE ANDRADE
DATA: 12/09/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

CANTO DOS ESTÁDIOS: UM ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DE CONSUMO DE FÃS/TORCEDORES DO CRUZEIRO


PALAVRAS-CHAVES:

Fandom, Subcultura de consumo, Futebol, subcultura dos fãs


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Mercadologia
RESUMO:

Uma das grandes paixões da sociedade brasileira é o futebol. Por aqui, é normal
as pessoas dedicarem parte de seu tempo para acompanhar seu time preferido e se
engajarem em torcidas organizadas e grupos de torcedores que acompanham jogos e
discutem assuntos relacionados ao clube e ao esporte. Nesse cenário, um dos clubes
mais populares no Brasil é o Cruzeiro Esporte Clube. Esse clube, desde o ano 2019, por
questões extracampo, vive a maior crise de sua centenária existência – crise essa que foi
impulsionada pelo baixo desempenho dentro de campo (o que resultou em um
rebaixamento inédito para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro) e pela
pandemia que assola o mundo todo desde o início de 2020 – a COVID-19. Dentro disso,
este estudo surge a partir da seguinte questão: “Qual o impacto da pandemia covid-19 e
da crise financeira e esportiva vivenciada pelo Cruzeiro Esporte Clube no
comportamento de consumo dos seus fãs/torcedores?”. Assim, o objetivo geral desta
pesquisa é compreender como a crise vivida pelo Cruzeiro Esporte Clube e a pandemia
do covid-19 afetaram o comportamento de consumo dos torcedores fanáticos do time.
Dessa forma, as referências teóricas têm o foco em melhor compreender a relação do
consumo e cultura, as subculturas de consumo, bem como o consumo esportivo. Para a
realização desta pesquisa, foi utilizado a abordagem qualitativa e, como procedimento, a
Netnografia com os torcedores do Cruzeiro pertencentes ao grupo Pró-Cruzeiro e a
torcida organizada Máfia Azul. Nisso, este trabalho conteve as seguintes etapas
netnográficas: (I) Entrada Cultural - Nessa, o pesquisador do presente estudo pertence
aos grupos Pró-Cruzeiro e Máfia Azul; (II) Coleta de Dados: por meio de interações
online nas comunidades e entrevistas com alguns dos membros para completar o
material; (III) Análise e Interpretação dos Dados – Para isso, foram identificadas
categorias e, por interpretadas essas categorias com base na literatura estudada. Desse
modo, observou-se que a maioria dos torcedores fanáticos aumentou seu nível de
engajamento com o clube depois do início da crise. Além disso, esses torcedores
afunilaram suas relações dentro dos fandoms, uma vez que eles aumentaram seu
comprometimento com o clube e, por isso, se afastaram das pessoas que não tiveram o
mesmo comportamento e justamente esse caminho que originou o grupo Pró-Cruzeiro.
Já a pandemia COVID-19 teve impacto negativo no comportamento dos torcedores
fanáticos, principalmente nos aspectos causados pelas restrições, como ida ao estádio, e
pelos reflexos financeiros. Porém, fica claro que os respondentes não diminuíram o
nível de compromisso com o clube, uma vez que buscaram alternativas para suprir essas
perdas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME (Suplente)
Interno - LUIZ HENRIQUE DE BARROS VILAS BOAS (Membro)
Presidente - DANIEL CARVALHO DE REZENDE (Membro)
Externo à Instituição - CUSTODIO GENESIO DA COSTA FILHO - UFV (Membro)
Externo à Instituição - AMERICO PIERANGELI COSTA - UnB (Suplente)
Notícia cadastrada em: 05/09/2022 08:06
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