Banca de DEFESA: RAFAELA MAIARA CAETANO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA MAIARA CAETANO
DATA: 30/11/2022
LOCAL: google meet

AMBIENTE INSTITUCIONAL, CHOQUE EXÓGENO E FLUXOS DE INVESTIMENTO: UMA ANÁLISE SOB A NOVA ORDEM DE DESGLOBALIZAÇÃO

Palavras-chave: Ambiente institucional; negócios internacionais desglobalização; globalização econômica; globalização social; globalização política; fluxos de investimento estrangeiro; multinacionais; fatores regulatórios.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Negócios Internacionais

No final da década de 1990 e início dos anos 2000 testemunhamos um crescimento significativo da globalização – a crescente integração entre mercados e entre as diversas sociedades em âmbito econômico, social, cultural e político. No entanto, nos últimos anos, especialmente após a crise financeira de 2008, tem-se visto um ceticismo em torno dos benefícios gerados pela globalização, gerando basicamente duas preocupações decorrentes desse movimento antiglobalização: a distribuição desigual dos benefícios da globalização e as restrições emergentes à soberania nacional. As implicações da desglobalização em termos econômicos, sociais e políticos informam uma agenda de pesquisa frutífera e ainda pouco explorada na literatura de negócios internacionais (NI’s) quando relacionada ao fenômeno do protecionismo e ao comportamento dos formuladores de política, especialmente estudos empíricos acerca deste tema. Esta pesquisa contará com três artigos para investigar o relacionamento entre o fenômeno da desglobalização e as questões adjacentes ao estudo dos NI’s, ancoradas pela Teoria Institucional. O primeiro artigo tem por objetivo traçar um panorama da globalização nos últimos anos, demonstrando aspectos que são relevantes ao estudo dos NI e reforçar seu relacionamento com o ambiente institucional e político. Após traçar esse panorama e entender o relacionamento do fenômeno com os NI, o segundo artigo pretende analisar o relacionamento entre o ambiente institucional e a desglobalização, evidenciando estes efeitos em termos do aspecto econômico, social e político, além de demonstrar quais as variáveis do ambiente possuem maior impacto sobre a globalização ou a falta dela. Por fim, após verificar que este relacionamento existe, o objetivo do terceiro artigo se dará no sentido de analisar como o ambiente regulatório do país em termos da facilidade de fazer negócios impacta os fluxos de investimento. Adicionalmente, demonstrar como se comporta o IDE na presença do protecionismo. Os resultados encontrados sugerem que, apesar de ser um fenômeno recente, as implicações da desglobalização e do protecionismo já podem ser sentidas a nível do país. Na presença do protecionismo, os fluxos de IDE são prejudicados. Outra descoberta relevante foi o relacionamento do ambiente institucional com a globalização em seus desdobramentos econômicos, sociais e políticos. As contribuições deste estudo perpassam as questões da Teoria Institucional e seu relacionamento com os NI, evidenciando que ela é capaz de explicar variações em categorias chaves para tal agenda. Em relação à globalização, não é uma tentativa de advogar pelo seu fim, mas demonstrar que os próximos anos – especialmente após os choques exógenos do COVID-19 e da guerra entre Ucrânia e Rússia – tendem a testemunhar uma globalização diferente daquela que anterior à crise financeira.

Presidente - CRISTINA LELIS LEAL CALEGARIO (Membro)
Interno - JUCIARA NUNES DE ALCANTARA (Membro)
Interno - FRANCISVAL DE MELO CARVALHO (Suplente)
Externo ao Programa - EDNILSON SEBASTIAO DE AVILA - DAE/FCSA (Membro)