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Banca de DEFESA: ÁLVARO LEONEL DE OLIVEIRA CASTRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÁLVARO LEONEL DE OLIVEIRA CASTRO
DATA: 21/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

O consumo de música e as relações entre gosto e prática: um estudo na cena do metal no Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

Consumo; Música; Práticas; Gosto; Metal no Brasil.


PÁGINAS: 219
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Mercadologia
RESUMO:

O consumo de música é um fenômeno sociocultural que pode ser estudado em uma perspectiva que relaciona o gosto e a prática, sobretudo, no contexto em que os ouvintes desenvolvem suas preferências em função das várias interações realizadas no escopo de uma cena musical. Tendo o gênero do metal enquanto essência do estudo, buscou-se entender de que forma a constituição mútua entre o gosto e as práticas implicam sobre o consumo de música, e como este processo é internalizado e externalizado pelos consumidores situados em uma cena musical. A tese foi estruturada em formato de artigos. No Artigo 1, realizou-se uma revisão integrativa da literatura para elaborar uma estrutura conceitual, a qual descreve as práticas de internalização e de externalização do gosto. Aponta-se que o processo de aprendizagem em face à formação de um regime de gosto é guiado por ouvintes ativos e/ou plataformas digitais. Desta forma, o gosto é julgado mediante às experiências do ouvinte, o que aprimora sua capacidade de apreciação e o torna um ser diferenciado em uma cena musical. Este indivíduo pode realizar performances de gosto: no âmbito das comunidades virtuais; ao ritualizar práticas musicais; ou ao frequentar espaços estéticos apropriados. O modus operandis descrito na estrutura conceitual concebida no Artigo 1, foi analisado de forma empírica nos Artigos 2 e 3. Para isso, entrevistou-se ouvintes do gênero do metal no Brasil, observando-se, também, algumas interações sociais ocorridas nos ambientes digitais. O Artigo 2 aponta que o regime de gosto faz com que os ouvintes se envolvam com as dimensões sonoras, visuais e verbais do estilo musical, levando-os a um processo de escuta e de apreciação que atualiza os significados atribuídos aos (sub)gêneros do metal. À medida em que o ouvinte desenvolve competências culturais para julgar e expressar o gosto, esse indivíduo torna-se capaz de avaliar a postura da crítica musical, das bandas e do público na cena do metal. No intuito de distinguir-se socialmente, os ouvintes elaboram códigos que deixam explicita a especificidade do gosto pelo consumo do gênero do metal. Por sua vez, o Artigo 3 caracterizou as práticas de externalização do gosto, e os resultados foram dispostos em três seções distintas. Nas comunidades virtuais, os ouvintes expressam o gosto diante: as postagens rotineiras e de conteúdo associado; o consumo de vídeos de reações; a exibição de posses nos meios virtuais; e a reprodução de covers artísticos e as colaborações entre musicistas na internet. Quanto à externalização do gosto por meio de performances vocais/via instrumentos musicais, o aprendizado guiado por um tutor ou por meio de instrução autodidata habilita a prática musical do ouvinte, seguida de: busca por aprimoramento técnico; prática conjunta com demais músicos; e influência de instrumentos e equipamentos nesse processo. No que se refere aos espaços que fomentam a cena do metal, o gosto se manifesta nas práticas de consumo guiadas pelas interações sociais entre os ouvintes e os artistas do meio, considerando-se a participação e consumo em shows e locais ligados à cena musical do metal.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CUSTODIO GENESIO DA COSTA FILHO - UFV (Suplente)
Externo à Instituição - ROBERTA DIAS CAMPOS - UFRJ (Membro)
Externo à Instituição - MARIBEL CARVALHO SUAREZ - UFRJ (Membro)
Interno - PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME (Suplente)
Interno - MOZAR JOSE DE BRITO (Membro)
Interno - LUIZ HENRIQUE DE BARROS VILAS BOAS (Membro)
Presidente - DANIEL CARVALHO DE REZENDE (Membro)
Notícia cadastrada em: 19/12/2022 09:40
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