Banca de DEFESA: IASMIN RIBEIRO DINIZ

DISCENTE: IASMIN RIBEIRO DINIZ
DATA: 19/01/2023
LOCAL: on line via Google Meet - meet.google.com/ytt-cqeu-xfb

A implementação do ensino remoto emergencial em um curso de administração de uma universidade federal

Ensino Remoto Emergencial; Ensino Superior; Administração; Teoria da Aprendizagem Situada; Teoria da Aprendizagem Transformadora

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Setores Específicos

O surgimento da pandemia do COVID-19 e a necessidade de manter o distanciamento social para evitar a propagação do vírus, alteraram todos os aspectos da vida em sociedade. As instituições de ensino superior precisaram buscar formas de se adequar a essa nova realidade e, para isso, foi implementado o ensino remoto emergencial, uma modalidade de ensino na qual todas as atividades pedagógicas são realizadas no formato remoto com o apoio de recursos digitais. Essa modalidade possui um caráter temporário, dessa forma, assim que a crise sanitária tiver sido controlada, ela não mais será aplicada. Diante das mudanças pelas quais o processo de ensino-aprendizagem passou em razão do ensino remoto emergencial, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar como um curso de graduação em administração de uma universidade federal se organizou durante a implementação do ensino remoto emergencial. Esse objetivo geral foi desmembrado nos seguintes objetivos específicos: descrever as decisões tomadas no âmbito da universidade para a implementação do ensino remoto emergencial a partir de documentos organizacionais publicados; conhecer como foi a dinâmica de implementação do ensino remoto emergencial no curso de administração a partir da perspectiva dos integrantes do colegiado e da chefia do departamento; identificar impactos das mudanças do ensino remoto no processo de ensino-aprendizagem de discentes integrantes do curso; e identificar impactos das mudanças do ensino remoto na prática pedagógica dos docentes integrantes do curso. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se a Teoria da Aprendizagem Situada em conjunto com a Teoria da Aprendizagem Transformadora como referencial teórico. O método de pesquisa aplicado foi o estudo de caso, em que os sujeitos pesquisados foram os docentes integrantes do colegiado curso de administração e chefia do departamento didático-científico. Os dados foram coletados por entrevistas e pesquisa documental. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo temática de grade mista. Nos resultados da pesquisa documental, observou-se toda a movimentação que foi necessário fazer na universidade para que fosse possível implementar o ensino remoto emergencial. Já por meio da realização das entrevistas no curso de administração, observou-se que os docentes precisaram fazer uma série de alterações em suas disciplinas, e que muitas vezes essas mudanças geraram um imenso cansaço físico e estresse, mas, ao mesmo tempo, o período que passaram em casa também teve aspectos positivos, já que conseguiram passar um tempo maior com suas famílias e, principalmente, com seus filhos. Em relação às práticas didático pedagógicas, foram identificadas mudanças feitas nas abordagens pedagógicas e nas formas de avaliação dos discentes, além de dificuldade de comunicação com os estudantes nesse formato remoto. Também verificou-se a dificuldade de manter os discentes motivados e empenhados com as aulas, sendo que muitos se encontram em um estado apático, sem preocupação com notas e nem em aprender o conteúdo proposto. Esta pesquisa permitiu uma compreensão mais profunda sobre todo esse processo no contexto de um curso em específico, entendendo que as características específicas do curso de administração trazem uma série de aspectos que vão definir como os docentes e discentes se adaptaram a esse processo e que esses aspectos vão sendo alterados em razão das características de cada curso, fazendo com que as experiências dos sujeitos envolvidos sejam completamente diferentes e, que por isso, precisam ser analisadas individualmente.

Presidente - MONICA CARVALHO ALVES CAPPELLE (Membro)
Externo ao Programa - MARIA CRISTINA ANGELICO DE MENDONCA - DGA/ESAL (Suplente)
Interno - JOSE DE ARIMATEIA DIAS VALADAO (Suplente)
Interno - CLERIA DONIZETE DA SILVA LOURENCO (Membro)