Banca de DEFESA: DENISE APARECIDA HIPÓLITO BORGES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENISE APARECIDA HIPÓLITO BORGES
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Google Meet - meet.google.com/pts-kcwq-jxa

Os Desafios da Gestão da Pós-Graduação em Administração no Brasil: uma Pesquisa-Ação no PPGA/UFLA

Gestão da Pós-Graduação; Pesquisa-Ação; Planejamento Estratégico; PPGA

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

O que é relevante para se definir o desempenho de um país frente a outras nações? Empregabilidade? Desenvolvimento econômico, humano, sustentável? Tecnologias? Inovação? Provavelmente, muitos responderiam a esses questionamentos de maneiras distintas ou mesmo diriam que todos esses fatores em conjunto são importantes. No Brasil, qualquer que seja a resposta, certamente há por detrás dela a presença intrínseca e essencial das universidades com seu papel determinante na construção desses elementos, isso porque a maior parte das pesquisas e da produção científica nacional são desenvolvidas dentro das universidades brasileiras, especialmente, por meio dos programas de pós-graduação. Entretanto, mesmo com tamanha responsabilidade e relevância a comunidade acadêmico-científica tem apresentado uma crescente preocupação com o impacto social que as instituições de ensino e pesquisa têm proporcionado à sociedade. Em razão disso, a CAPES fez alterações recentes no processo de avaliação dos PPG’s o que requer mudanças nos progamas. Frente a esse contexto desafiante e de transformações necessárias e de novas exigências da CAPES em que os PPG’s precisarão se reorientar para atender às expectativas de seus órgãos superiores e continuar demonstrando a sua relevância para a sociedade brasileira, há necessidade de se indagar: Como o Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras está se reestruturando para responder aos desafios atuais e futuros? Assim, partindo dos pressupostos de que o sistema de avaliação da pós-graduação brasileira foi renovado e de que os programas precisam se reinventar para buscar melhorias contínuas para enfrentar os desafios, acredita-se que a reestruturação dos programas de pós-graduação no Brasil, induzida pelo novo sistema avaliativo da CAPES, deve ser construída por meio de um processo coletivo de mudanças, que permita repensar de maneira participativa, as possibilidades e potencialidades dos programas em termos locais, regionais, nacionais e globais privilegiando a interação universidade-sociedade na qual a universidade é um verdadeiro espaço social, onde se constrói conhecimento capaz de transformar a realidade. Desta maneira, o objetivo da Tese é contribuir com a reestruturação do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras utilizando a metodologia de Pesquisa-Ação, os preceitos epistemológicos do Construcionismo Social e da ontologia Interacionista. A Tese apresenta suas contribuições ao situar o contexto histórico de um programa quase quinquagenário a partir da história contada por seus idealizadores e inova ao unir as práticas da gestão organizacional do PPGA às suas próprias práticas de pesquisa em um processo que busca melhorias futuras para o programa, por meio de uma reestruturação compartilhada em um novo planejamento estratégico.

Presidente - MONICA CARVALHO ALVES CAPPELLE (Membro)
Externo à Instituição - MICHEL JEAN MARIE THIOLLENT - UFRJ (Membro)
Interno - LUIZ HENRIQUE DE BARROS VILAS BOAS (Membro)
Externo à Instituição - JUVENCIO BRAGA DE LIMA - FUMEC (Membro)