Banca de DEFESA: JARDEL BATISTA BORGES SILVEIRA

DISCENTE: JARDEL BATISTA BORGES SILVEIRA
DATA: 27/02/2023
LOCAL: Anfiteatro DAE - Bloco III

Inovação Responsável e Mobilidade Urbana Inteligente: aspectos do Estado de Minas Gerais

Inovação responsável. Mobilidade inteligente. Cidades. Minas Gerais.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

As inovações têm aparecido na sociedade com relevante frequência e com rápidas transformações. De forma geral, o que se almeja é suplantar as necessidades da sociedade. Pontua-se que os avanços tecnológicos podem trazer benefícios, mas, sem uma análise apurada, podem ocultar efeitos indesejados. Nesse sentido, a Inovação Responsável preocupa-se com o impacto da introdução de inovações na sociedade. Refere-se aqui a noção de que o processo de inovação e a interação dos atores deve ser transparente e pensados em conjunto se baseando em alguns princípios inclusive de responsabilidade mútua e preocupação com o futuro que se planeja chegar com as inovações. Um dos contextos que tem emergido uma profusão de tecnologias diz respeito a mobilidade urbana, em especial em relação a mobilidade inteligente que visando combater os problemas do atual sistema. Destaca-se ainda que em se tratando de mobilidade, o Estado de Minas Gerais tem relevantes pontos a serem observados, devido a sua malha de transportes e contingente populacional, acrescido da necessidade de atender os objetivos relacionados ao sistema de transporte propostos na Agenda 2030 de Desenvolvimento sustentável. A partir disso, baseados em uma metodologia quantitativa se buscou analisar mediante os princípios da inovação responsável no contexto da smart mobility em 8 cidades mineiras que possuem mais de cem mil habitantes, através de um questionário semiestruturado com 31 indicadores em seis categorias.

Presidente - ANDRE GRUTZMANN (Membro)
Interno - CLEBER CARVALHO DE CASTRO (Suplente)
Externo ao Programa - LUIZ MARCELO ANTONIALLI - DAE/FCSA (Membro)
Externo à Instituição - ANDRE LUIZ ZAMBALDE - PML (Suplente)