Banca de QUALIFICAÇÃO: ACSA KEREN HOSKEN GUSMÃO

DISCENTE: ACSA KEREN HOSKEN GUSMÃO
DATA: 14/03/2023
LOCAL: Google meet

O processo de sucessão familiar e as práticas de mercado na produção de cafés especiais na Mantiqueira de Minas: um estudo de caso

Sucessão familiar. Fazendas familiares. Estudos de mercado construtivistas. Práticas de mercado.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Mercadologia

O café está enraizado no contexto histórico e social do Brasil e tem uma grande relevância para o agronegócio. Conforme a Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB (2022), o estado de Minas Gerais é o maior produtor do grão no país, com uma produtividade das espécies arábica e conilon estimadas de 22.033 mil sacas em 2022. Além da commodity, a demanda por cafés especiais tem crescido no Brasil e no Mundo. De acordo com a Embrapa (2018), nos últimos 15 anos houve um aumento de 12% ao ano no consumo, enquanto os cafés tradicionais crescem a uma taxa anual em média de 2%. Nesse contexto, as fazendas familiares destacam; sejam elas pequenas, médias ou grandes, continuam sendo a unidade de produção largamente predominante na agricultura mundial. Sendo que, a sucessão familiar é considerada um passo essencial para esse tipo de empreendimento. Dentre os pequenos empreendimentos, os familiares constituem um tipo de organização predominante em diversos setores de atividades e contribuem de forma relevante em termos econômicos e sociais. O que de fato caracteriza uma empresa familiar, segundo Gonçalves (2000) é a coexistência de três situações: a família tem a propriedade da empresa; a gestão e administração. Dado este contexto, esse trabalho propõe o seguinte problema de pesquisa: “Como o processo de sucessão familiar ajudou a moldar e modificar as práticas de mercado em fazendas familiares de cafés especiais?”. A fim de responder a essa questão, será realizado um estudo de caso por meio de entrevistas semiestruturadas com os sucessores e sucedidos e observação não participante na fazenda. O objetivo principal é compreender como as práticas dos produtores de cafés especiais foram influenciadas pelas mudanças de mercado e pelo processo de sucessão e como mudaram em relação aos seus antecessores, sob a perspectiva dos Estudos de Mercado Construtivistas (EMC). Segundo Mason et al. (2015), os EMC se enquadram na grande área de pesquisas sobre o tema de performatividade do marketing. Sendo que as abordagens performativas têm como foco justamente o fato de que as atividades, as práticas, o que foi dito e feito em determinado local, causam efeitos em determinado mercado. Como objetivos específicos espera-se: entender o processo de sucessão familiar realizado na fazenda e suas práticas; identificar e categorizar as práticas de mercado e estruturantes; e comparar as práticas de mercado e estruturantes que foram construídas, mantidas e transformadas pelos atores ao longo da trajetória familiar.

Interno - PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME (Membro)
Externo ao Programa - JAQUELINE SEVERINO DA COSTA - DGA/ESAL (Membro)
Interno - DANIEL CARVALHO DE REZENDE (Membro)
Externo à Instituição - CAROLINE MENDONÇA NOGUEIRA PAIVA - FAGAMMON (Suplente)