Banca de DEFESA: MARIA DENISE NUNES RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DENISE NUNES RODRIGUES
DATA: 08/03/2023
LOCAL: google Meet - meet.google.com/hfy-okyz-xnk

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR EM ADMINISTRAÇÃO:  UMA ABORDAGEM EXPERIENCIAL DE EDUCAÇÃO EM LABORATÓRIO MEDIADA POR METODOLOGIAS ATIVAS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO

Ensino-aprendizagem. Administração. TAE. Interdisciplinaridade. Laboratório Integrador

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Setores Específicos

A tese partiu, do ponto vista docente, dos anseios e desafios em conhecer novos métodos educacionais inovadores para o ensino em Administração, que possam favorecer aos discentes uma melhor compreensão da teoria e prática, bem como entender que o curso de Administração é interdisciplinar, sendo necessário a quebra do pré-conceito de há uma fragmentação entre as áreas de Administração, já que a visão como profissional deverá ser sistêmica com pensamento crítico-reflexivo para solucionar problemas aderentes a complexidade do mundo organizacional. Sendo assim, levando em consideração a dinâmica do processo de ensino-aprendizagem apresentado em Laboratório Integrador, esta pesquisa tem como o objetivo geral: Compreender como a abordagem experiencial na educação em laboratório mediada por metodologias ativas contribui com o processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar dos graduandos em administração de uma instituição pública federal. No percurso teórico proposto, este estudo explora a abordagem da Teoria da Aprendizagem Experiencial (TAE), em que são contemplados conceitos e perspectivas teóricas, aborda sobre a gênese e conceitos do constructo Interdisciplinaridade, bem como descreve sobre as Metodologias Ativas, dando ênfase ao método educacional Laboratório. Para cumprir este objetivo recorre-se aos fundamentos epistemológicos do Construcionismo social e emprega-se a Etnografia como a abordagem metodológica. Entende-se que o uso do método etnográfico permitirá responder ao problema proposto, seja no entendimento do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir da abordagem experiencial aplicada num ambiente interdisciplinar, bem como na compreensão da percepção de comportamentos dos sujeitos envolvidos. Nesse sentido, a dinâmica aplicada no componente curricular foi descrita, pontuando aspectos convergentes com os pressupostos da TAE, e os sujeitos envolvidos nesse processo: discentes, docentes e empresários foram entrevistados, sendo empregado as técnicas de coletas de dados: pesquisa documental, observação participante e entrevistas com roteiro semiestruturado, e em seguida aplicada a análise de conteúdo temática como técnica de análise dos resultados. O resultado dessa abordagem qualitativa foi oriundo de 40 respostas de 265 alunos que cursaram o componente curricular; 6 respostas dos 6 professores responsáveis pela disciplina; e, 13 respostas de 47 empresários que participaram a convite dos alunos do Laboratório Integrador. Dessa forma, foi evidenciado que o Laboratório Integrador apresenta-se como um método educacional inovador no processo de ensino-aprendizagem em Administração, pois promove uma vivência empresarial, proporcionando ao discente contato com a realidade das empresas, fomentando conhecimento discutido em sala de aula e divulgação do nome da universidade na cidade, caracterizando, assim, a curricularização da extensão por propiciar orientações e consultorias gratuitas aos empreendedores locais, trazendo uma promoção da transformação social.

Externo à Instituição - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAÚJO BISPO - UFPB (Suplente)
Externo ao Programa - ANDRE LUIS RIBEIRO LIMA - DAE/FCSA (Membro)
Externo à Instituição - GABRIELA TAVARES DOS SANTOS - UFPB (Membro)
Presidente - MONICA CARVALHO ALVES CAPPELLE (Membro)