Banca de DEFESA: DIEGO PEREIRA COSTA

DISCENTE: DIEGO PEREIRA COSTA
DATA: 18/04/2023
LOCAL: meet.google.com/mbt-hvvz-zxw

A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADES PARA O PROJETO DE VIDA

Educação de Jovens e Adultos. Educação empreendedora. Empreendedorismo. Metodologias ativas. Projeto de vida.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Esta dissertação apresenta a educação empreendedora como possibilidade para o contexto de mudanças no currículo da educação básica, a partir do componente curricular Projeto de Vida, na Educação de Jovens e Adultos. O Projeto de vida é estruturado pelos eixos temáticos que contemplam atividades para a identidade pessoal, a relação do eu com o mundo e o mundo do trabalho. Logo, as múltiplas estratégias de aprendizagem objetiva tornar a sala de aula um ambiente criativo e oportuno para experiências que integram a realidade, por meio da exploração de situações-problemas que contribuam para o desenvolvimento do protagonismo estudantil. Nesse aspecto, práticas da educação empreendedora são destacadas para o desenvolvimento de habilidades e para a formação de sujeitos participativos em seu contexto. Posto isso, o objetivo da pesquisa é compreender o componente curricular Projeto de Vida e verificar possibilidades de práticas da educação empreendedora por meio de metodologias ativas. Para tal, o percurso metodológico parte da abordagem qualitativa e descritiva, com o levantamento de dados obtidos pelas técnicas da pesquisa documental, de entrevistas, observação sistemática e a pesquisa-ação. Sob o aspecto do Projeto de Vida, os resultados destacam que os estudantes da EJA participam das atividades quando essas têm uma perspectiva voltada a percepção deles sobre um tema representativo a sua realidade, de modo que o compartilhamento das experiências e vivências ocorrem naturalmente, é como um bate-papo por meio de questões norteadoras, tornando a sala de aula um ambiente acolhedor e significativo. Como etapa da pesquisa-ação, foi realizada uma intervenção com a aplicação de um jogo, desenvolvido pelo pesquisador. O aspecto que representa os resultados da intervenção demonstra a aceitabilidade e o envolvimento dos estudantes com o jogo. Assim, a dinâmica evidenciou a interação e o trabalho em equipe para investigar um contexto problematizado pelas equipes, com propostas representativas para o ambiente estudantil, social e profissional dos estudantes. Com isso, habilidades relacionadas à responsabilidade, a iniciativa, o conhecimento acerca do que se propõe investigar, o comportamento crítico-reflexivo, a criatividade, a inovação, a gestão do tempo, a tomada de decisão e a liderança foram identificadas durante a dinâmica. Logo, considerando o jogo como um protótipo, a aplicabilidade foi receptiva pelos estudantes que demonstraram interesse em definir o contexto, identificar o problema, refletir sobre ele, investigar e apresentar soluções e/ou alternativas aplicáveis. Portanto, o objetivo dessa dissertação mostra-se relevante com o eixo temático do Projeto de Vida, tanto pelas propostas elaboradas quanto pelas habilidades estimuladas pelo jogo, contribuindo para a aprendizagem dos sujeitos, a adoção de metodologia ativa e, principalmente, a relação com o eixo temático “eu com o mundo”, desenvolvidas por meio do jogo “tabuleiro do empreendedor”.

Interno - CLEBER CARVALHO DE CASTRO (Membro)
Presidente - DANIELA MEIRELLES ANDRADE (Membro)
Externo à Instituição - JUVENCIO BRAGA DE LIMA - FUMEC (Suplente)
Externo à Instituição - ROSE MARY ALMEIDA LOPES - ESPM (Membro)