Banca de QUALIFICAÇÃO: TÁLES LEMOS MOREIRA

DISCENTE: TÁLES LEMOS MOREIRA
DATA: 24/05/2023
LOCAL: meet.google.com/eaz-cqpx-irx (virtual)

Decolonialidade do saber na universidade: experiências decoloniais de estudantes de graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Decolonialidade do saber, Universidade Federal de Lavras, Experiência decolonial, Descolonização universitária, Decolonialidade na Administração, Metodologia mista

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

O fenômeno da colonialidade sobrevive ao período do colonialismo, marcado primeiramente, pela conquista física dos seres colonizados, e em seguida, a colonização subjetiva da natureza, do poder, do ser e do saber, sendo esta última, uma colonização da mente por meio da ciência. A colonialidade utiliza o saber, o conhecimento como uma forma central de dominação e manutenção das relações de poder, e possui marcas atuais nas realidades dos povos do chamado Sul Global (África, América Latina). Diante de tal cenário, a lente decolonial surge como um universo de possibilidades Outras de compreensão de subalternidades e reafirmação do poder, do ser, do saber, da natureza e de gênero, de povos há séculos subalternizados. Dentro do saber, destaca-se o papel das universidades, que possuem um histórico de uma educação homogênea e cristalizada (inclusive no âmbito da Administração). A reflexão decolonial surge diante da necessidade de romper com essa educação cristalizada, que não condiz com as expectativas e a realidade da sociedade e não considera a ótica do(a) estudante. Considerando tais dilemas, esta pesquisa questiona quais são e como se articulam as experiências Outras no processo de formação geral dos(as) estudantes de administração. Para tal, observar-se-á as experiências decoloniais dos(as) estudantes de Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA), considerando a importância da lente decolonial para o enfrentamento e rompimento dos estigmas coloniais presentes em toda a sociedade, bem como a importância da escuta (de perto e de dentro) das experiências dos(as) estudantes, que são atores e atrizes primordiais no processo de ensino-aprendizagem. Para atingir os objetivos, a pesquisa adotará metodologia mista em duas etapas: quantitativa com um questionário online; qualitativa com grupo focal. Espera-se, com as experiências observadas, compreender a vivência colonial/decolonial dos(as) estudantes inseridos no curso de Administração da UFLA.

Presidente - FLAVIA LUCIANA NAVES MAFRA (Membro)
Interno - MONICA CARVALHO ALVES CAPPELLE (Suplente)
Interno - CLERIA DONIZETE DA SILVA LOURENCO (Membro)
Externo à Instituição - ANA FLÁVIA REZENDE - UFOP (Membro)