Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNE IRENE CUNHA VAZ

DISCENTE: ANNE IRENE CUNHA VAZ
DATA: 30/05/2023
LOCAL: sala 206/PPGA/Bloco III/DAE

INOVAÇÃO RESPONSÁVEL E ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO EM PROJETOS DE MOBILIDADE INTELIGENTE: UM ESTUDO DE TECNOLOGIAS NA ÁREA URBANA

Inovação Responsável; Ecossistemas de inovação; Mobilidade Inteligente.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A crescente preocupação com o futuro do planeta impulsiona indivíduos e organizações a buscar soluções inovadoras com responsabilidade. A inovação responsável abrange aspectos éticos, participação do público e engajamento social na ciência, levando em consideração os impactos em todas as etapas do processo de inovação, desde a concepção até o descarte. Essa abordagem é baseada em quatro princípios: antecipação, reflexividade, inclusão e responsividade. Para a criação de soluções inovadoras responsáveis, é essencial um ambiente propício à inovação, envolvendo a colaboração entre empresas, universidades, institutos de pesquisa e políticas públicas, formando assim ecossistemas de inovação bem-sucedidos. Ecossistemas são compostos por atores, atividades, artefatos e instituições que trabalham juntos em prol da inovação. No contexto da mobilidade inteligente, a inovação responsável desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida nas cidades, buscando soluções inovadoras para problemas como congestionamento de tráfego, conectividade e segurança dos pedestres. O estudo pretende ser realizado por meio da análise de quatro projetos, sendo eles: (i) Semáforo Inteligente; (ii) Carro Verde; (iii) Escalonador Inteligente; (iv) Sistema Inteligente de Ponto Eletrônico. A pesquisa tem como objetivo analisar a consideração da inovação responsável nos projetos de mobilidade inteligente desenvolvidos em ecossistemas de inovação. O intuito é compreender como as empresas e o polo Embrapii abordam o impacto social ao desenvolver projetos de melhoria urbana e avaliar o papel dos ecossistemas de inovação na promoção de soluções mais inteligentes para as cidades. E busca responder ao seguinte problema de pesquisa: Como os projetos de mobilidade inteligente desenvolvidos em ecossistemas de inovação têm levado a inovação responsável em consideração? A pesquisa pretende promover a inovação responsável no avanço da mobilidade inteligente de forma ética, responsável e socialmente consciente, considerando as necessidades da sociedade e envolvendo todas as partes interessadas relevantes.

Interno - DENIS RENATO DE OLIVEIRA (Membro)
Interno - CLEBER CARVALHO DE CASTRO (Suplente)
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO SANCHES DA SILVA - UNIFEI - UNI (Membro)
Externo à Instituição - ANDRE LUIZ ZAMBALDE - PML (Membro)