Notícias

Banca de DEFESA: JAIRO GUSTAVO DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAIRO GUSTAVO DE LIMA
DATA: 30/05/2023
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/uap-kwpw-vha
TÍTULO:

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA CONTENÇÃO DA EVASÃO NO ENSINO
SUPERIOR A DISTÂNCIA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação a distância; Causas da Evasão; Fatores críticos de sucesso; Survey; Gestão de cursos a distância.


PÁGINAS: 175
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Setores Específicos
RESUMO:

A educação a distância – EaD tem se destacado nos últimos anos como a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil. Contudo, estudos demonstram que a evasão na EaD tem alcançado números preocupantes, sobretudo pelos impactos negativos que ela causa, seja no âmbito econômico, influenciando a eficiência e o desempenho das Instituições de Ensino Superior – IES, seja no âmbito social, pois a exclusão de indivíduos do ambiente escolar inibe sua ascensão a melhores oportunidades de ocupação, afetando sua qualidade de vida. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar quais são os fatores críticos de sucesso determinantes para a contenção da evasão no ensino superior a distância. Para o alcance deste objetivo geral, o estudo ampararou-se em três etapas, sendo a primeira uma revisão de literatura com vistas a identificar as principais causas de evasão na EaD em nível mundial, bem como, propor um modelo “framework radar”, baseado nas causas identificadas, a segunda etapa compreendendo uma validação das causas identificados na fase anterior, junto a especialistas brasileiros e, na terceira etapa, um estudo aplicado para avaliar quais causas de evasão na EaD (identificadas na segunda etapa) se enquadram como fatores críticos de sucesso, tanto na perspectiva dos gestores das IES quanto dos alunos evadidos, discutindo os pontos de convergência e divergência na opinião destes participantes. A pesquisa caracteriza-se como de natureza descritiva com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), realizada por meio de levantamento de dados secundários na literatura especializada, uso da técnica Delphi, coleta de dados primários através de survey e entrevistas de aprofundamento. Os resultados da primeira etapa apontam que a evasão em cursos superiores de educação a distância é resultado de uma combinação de fatores endógenos e exógenos, os quais podem estar ou não interrelacionados. As causas mais comuns identificadas estão associadas à falta de tempo para o estudo, dificuldade de conciliar a vida acadêmica com a profissional, restrições financeiras, fatores cognitivos, ineficiência dos projetos didáticos pedagógicos e tensões na interrelação de alunos e professores/tutores. A proposta do framework radar considerou a categorização dos fatores em oito dimensões: pessoais/interpessoais, socioeconômicos, cognitivos, vocacionais, tecnológicos, atividades complementares, estruturais e didático pedagógicos. Os resultados da segunda etapa demonstraram que todas as causas/fatores e suas classificações (dimensão e categoria), bem como o Framework proposto pelo pesquisador, foram validados pelos especialistas, o que demonstra haver um alinhamento consensual sobre as causas de maior impacto no processo de evasão na modalidade EaD. Já os resultados da terceira etapa demonstraram que há um consenso entre ex-alunos (evadidos) e gestores das IES no que se refere as principais causas que contribuem para a evasão na EaD, destacando-se: motivos de trabalho, falta de tempo, mito de que a EaD é mais fácil que o ensino presencial e falta de interação síncrona entre alunos e as IES. Neste contexto, infere-se que os fatores críticos de sucesso para a contenção da evasão na EaD estão majoritariamente associados a causas exógenas, em especial: habilidade do aluno em gerenciar seu tempo, condições de o aluno conciliar trabalho e estudo, perfil do aluno coerente com a modalidade EaD e senso de pertencimento do aluno. Torna-se primordial às IES, dentre outras ações, a adoção de estratégias que possam aprimorar o senso de organização e gestão do tempo em seus alunos, além de intensificar, precocemente, a conscientização sobre os desafios e peculiaridades da EaD.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - WARLLEY FERREIRA SAHB - CEAD/PRPG (Membro)
Externo ao Programa - RONEI XIMENES MARTINS - DPE/FAELCH (Membro)
Externo à Instituição - OSMAR VICENTE CHEVEZ POZO - UFES (Membro)
Externo à Instituição - MARCELO CAPRE DIAS - UTFPR (Suplente)
Externo à Instituição - LÍLIAN FERRUGINI - IFSM (Suplente)
Interno - GIDEON CARVALHO DE BENEDICTO (Membro)
Presidente - CLEBER CARVALHO DE CASTRO (Membro)
Notícia cadastrada em: 22/05/2023 15:23
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 02/05/2024 04:08