Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANE FIDELIS QUERINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANE FIDELIS QUERINO
DATA: 28/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

Análise da Configuração, Governança Estrutural e Estratégica e do Upgrading das
Cadeias Globais de Valor Sob a Nova Ordem de Desglobalização


PALAVRAS-CHAVES:

Fatores políticos. Upgrading. Desglobalização. Empresa de propriedade local. Regressão Shift-Share. Estudo de caso múltiplo. 


PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Negócios Internacionais
RESUMO:

O objetivo geral da tese é analisar o efeito da desglobalização nas cadeias de valor globais (CVG), em termos de configuração, governanças estrutural e estratégica e upgrading, fundamentados na teoria da internalização e custos de transação. Para atingir ao objetivo geral da pesquisa, este estudo se desdobrará em três objetivos específicos, dos quais serão respondidos por meio de artigos empíricos. O primeiro artigo consiste em analisar se o cenário da desglobalização tem influenciado a participação dos países na cadeia global de valor. A ideia é verificar como os fatores políticos listados na literatura de negócios internacionais, estão influenciando a participação dos países nas CVG. O segundo artigo compreende uma análise para verificar quais são as cadeias dos principais setores industriais afetados por esse cenário de desglobalização e como a governança das cadeias pode atuar para mitigar esses efeitos. Por fim, o terceiro artigo busca fazer uma análise da relação da empresa multinacional com as empresas de propriedade local (EPL) para verificar como ocorre o processo de transferência de conhecimento e tecnologia, seguido de criação de valor e upgrading. Para atingir estes objetivos específicos o estudo propõe: (i) empregar o método de regressão em painel multinível ou hierárquico com dois níveis (HLM2); (ii) utilizar a Análise Envoltória dos Dados (DEA), para verificar se houve upgrading do setor extrativista para o de transformação nos setores nacionais das CVG brasileiras, e,  por meio da regressão com variável instrumental Shift-Share ou tipo Bartik, identificar como a desglobalização afetou os diferentes setores nacionais das CVGs; e (iii) realizar uma análise qualitativa por meio de estudo de caso múltiplo com a aplicação da técnica de análise de conteúdo, para verificar como ocorre a relação das EMNs com as EPLs. O estudo pretende contribuir com a literatura ao aprofundar as análises do comportamento das CVG sob a nova ordem de desglobalização. Como contribuição metodológica, o caráter inovador deste trabalho consistirá em utilizar diferentes métodos de pesquisa. Por fim, a quarta contribuição é referente ao impacto social desta pesquisa. Acredita-se que o Brasil possui grande potencial para aumentar sua participação no fornecimento de insumos em níveis mais elevados das CVGs. E que é possível para o país aproveitar das novas oportunidades que estão surgindo para intensificarem sua participação nas CVGs.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - RENATO SILVERIO CAMPOS (Membro)
Externo ao Programa - MANUEL ANIBAL SILVA PORTUGAL E VASCONCELOS FERREIRA - CPPGAM/PRPG (Membro)
Interno - JUCIARA NUNES DE ALCANTARA (Membro)
Externo à Instituição - JEFFERSON MARLON MONTICELLI - Unisinos (Membro)
Interno - FRANCISVAL DE MELO CARVALHO (Suplente)
Presidente - CRISTINA LELIS LEAL CALEGARIO (Membro)
Externo à Instituição - CLAUDIA SOFIA FRIAS PINTO - USP (Suplente)
Notícia cadastrada em: 17/06/2023 18:38
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 02/05/2024 03:00