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Banca de DEFESA: ALYCE CARDOSO CAMPOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALYCE CARDOSO CAMPOS
DATA: 27/07/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Os significados do consumo cultural de memes da internet: um estudo sobre a identidade e a
distinção de seus consumidores


PALAVRAS-CHAVES:

Memes da internet; Identidade; Identidade de marca; Distinção; Capital cultural; Capital social


PÁGINAS: 174
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Mercadologia
RESUMO:

RESUMO

Os memes são um fenômeno da internet, marcados pela ironia e humor, que se tornaram uma forma de linguagem digital. Os brasileiros, especialmente, dão grande importância e são conhecidos nacionalmente e por outros países como grandes entusiastas com relação a esse tipo de conteúdo. Além disso, empresas vêm estrategicamente se apropriando dos memes no intuito de inovar em suas campanhas. De modo a ampliar o conhecimento sobre o assunto, esta tese teve como objetivo geral compreender os significados do consumo cultural de memes da internet e como impactam a identidade, as decisões e relacionamentos de seus consumidores habituais. Os objetivos específicos foram: i)Caracterizar as motivações e características do consumo de memes da internet por parte de usuários de redes sociais; ii)Analisar como os memes da internet operam como forma de distinção e busca por pertencimento a grupos;iii)Entender como os memes da internet impactam a identidade de seus consumidores; e iv)Descrever a visão dos consumidores com relação à utilização de memes da internet por marcas como estratégia de marketing e como isso afeta a decisão de compra. Apoiando-se tradição de pesquisas com base na Teoria da Cultura do Consumo, esta pesquisa foi realizada empregando metodologia qualitativa. Foram realizadas 27 entrevistas em profundidade com consumidores assíduos de memes da internet. A técnica de amostragem foi a bola de neve, em que os entrevistados indicam novos participantes até que seja atingido o ponto de saturação. As entrevistas foram transcritas e analisadas com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977), utilizando grade mista. Encontrou-se que a principal motivação para o consumo de memes da internet é seu teor cômico que causa uma sensação de prazer instantâneo, sendo um alívio para as tensões do dia a dia. O meme faz parte do habitus do indivíduo devido à forte presença em sua rotina. Existe uma busca consciente ou não por distinção na existência social, levando à necessidade de conhecimento constantemente atualizado e a julgamentos quanto ao bom e mau gosto. A maior comprovação de conhecimento se dá quando um indivíduo contextualiza um meme em determinado assunto de maneira adequada. Essa é uma característica desejada por certas comunidades, sendo requisito de participação e gerando barreiras de pertencimento ao grupo. Existe um alto envolvimento e apego aos memes da internet, possibilitando classificar seus usuários quanto aos seus hábitos, personalidade, estilo de vida, orientação sexual, posicionamento político, dentre outros. Além disso, foi possível perceber que a utilização desse tipo de conteúdo por marcas, desde que empregados da maneira correta, é vista como positiva, gerando um senso de humanização e humor que levam a uma maior proximidade com seu público. Como principais contribuições tem-se que os memes podem parecer objetos triviais, porém, esta pesquisa evidenciou comosão um fenômeno da atualidade que possui funções sociais significativas, impactando a identidade de seus consumidores e sendo uma forma de capital cultural e social, além proporcionar um diferencial para marcas que os utilizam.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - VALDERI DE CASTRO ALCANTARA - UFMG (Membro)
Interno - PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME (Membro)
Interno - MONICA CARVALHO ALVES CAPPELLE (Suplente)
Interno - LUIZ HENRIQUE DE BARROS VILAS BOAS (Membro)
Externo à Instituição - JULIANA MARIA MAGALHÃES CHRISTINO - UFMG (Membro)
Presidente - DANIEL CARVALHO DE REZENDE (Membro)
Externo à Instituição - CUSTODIO GENESIO DA COSTA FILHO - UFV (Suplente)
Externo à Instituição - ANDRE FRANCISCO ALCANTARA FAGUNDES - UFU (Membro)
Notícia cadastrada em: 17/07/2023 16:01
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