Notícias

Banca de DEFESA: JACSON LOURENÇO SILVA CASTRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACSON LOURENÇO SILVA CASTRO
DATA: 28/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: ON LINE
TÍTULO:

EXPLORANDO O MARKETING RELACIONADO A CAUSAS: REVISÃO INTEGRATIVA E INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA ACERCA DA INTENÇÃO DE BOICOTE

 
 
 
 
 
 
 

PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: marketing relacionado a causas; boicote; comportamento de consumidor.

 
 
 
 
 
 
 

PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Mercadologia
RESUMO:

O presente trabalho possui como objetivo geral ampliar o debate a respeito do comportamento
de boicote no contexto do marketing relacionado a causas. Para isso ele está estruturado no
formato de artigos, os quais cumprem os objetivos específicos de (i) identificar possíveis
lacunas de pesquisa através de uma revisão integrativa; e (ii) verificar se há indícios de que a
comunicação em campanhas de marketing relacionado a causas auxilie na redução das
intenções de boicote. No primeiro artigo, realizou-se uma revisão integrativa que teve como
objetivo levantar 10 textos seminais e os 10 mais citados no intervalo entre 2017-2019 sobre o
marketing relacionado a causas, a fim de identificar lacunas de pesquisa e direcionar futuras
investigações. O segundo artigo foi desenvolvido com base nos achados do primeiro,
concentrando-se na lacuna identificada entre o boicote e a comunicação de marketing. O
objetivo central da pesquisa foi investigar a relação entre o comportamento de boicote e duas
perspectivas fundamentais no contexto do marketing relacionado a causas: o consumidor
alinhado à causa e a comunicação de marketing. Para isso, foram realizados grupos focais
com mulheres, permitindo uma análise aprofundada das proposições desenvolvidas no artigo.
Ao final, o estudo proporcionou insights valiosos sobre as implicações nos campos
acadêmico, gerencial e social, visando promover a continuidade e uma maior adoção dessa
estratégia de marketing por parte de um número maior de organizações. Essa contribuição
visa fomentar o crescimento e apropriação desse tema no âmbito acadêmico, fornecer
orientações práticas para as empresas e promover um impacto social positivo.

 
 
 
 
 
 
 

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - HARRISON BACHION CERIBELI - UFOP (Membro)
Externo à Instituição - RAONI DE OLIVEIRA INÁCIO - UFOP (Membro)
Externo ao Programa - ELISA GUIMARAES COZADI - DAE/FCSA (Membro)
Interno - DENIS RENATO DE OLIVEIRA (Suplente)
Interno - JOSE DE ARIMATEIA DIAS VALADAO (Suplente)
Presidente - DANY FLAVIO TONELLI (Membro)
Notícia cadastrada em: 18/07/2023 16:24
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 01/05/2024 22:33