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Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA DE OLIVEIRA BECHERI SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA DE OLIVEIRA BECHERI SOUZA
DATA: 10/10/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

O Lado obscuro do mercado ‘slow fashion’: uma análise pela ótica das abordagens de
mercado

 
 
 
 
 

PALAVRAS-CHAVES:

Estudos de Mercado Construtivistas. Sistemas Dinâmicos de Mercado. Aspectos obscuros do mercado. Mercado da Slow Fashion.

 
 
 
 
 

PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Mercadologia
RESUMO:

Uma temática ainda pouco explorada nos estudos de marketing são os estudos de mercado. Mesmo que muitos pesquisadores, ao longo dos últimos 20 anos, desenvolveram pesquisas e chamadas para melhor compreensão dos mercados, uma série de questões se encontram abertas no que diz respeito à formação, construção e modelagem de mercados. Na ótica das abordagens de mercado, os mercados são vistos em constante construção, seja pelas ações dos atores humanos e não humanos que o compõem. Sabe-se que os aspectos da construção de mercado podem levar, indiretamente, a constituição de situações indesejadas e até mesmo prejudiciais a distintos atores, seja pelas disputas de poder, distintas versões de mercados e conflitos. Em todos os mercados é possível observar os lados obscuros, contudo, defende-se, nessa tese, que em novos mercados os lados obscuros sejam mais predominantes pelo número de atores reduzidos, práticas pouco consolidadas, aspectos legais e representacionais pouco legitimados e pelo tempo escasso utilizado em (re)construções – o que permite um campo fértil para futuras pesquisas e descoberta de novos entendimentos sobre o lado obscuro. Assim, nesta tese dar-se-á atenção ao mercado da ‘slow fashion’ (moda lenta), que é uma forma mais sustentável e ética de design, produção, consumo, uso e reuso de artigos de vestuários. Portanto, o objetivo geral desta tese, consiste em identificar quais são os antecedentes sociotécnico e culturais que favorecem a ascensão do lado obscuro do mercado de moda sustentável e compreender como é possível neutralizá-los, tornando o mercado mais acessível e democrático. Para o alcance do objetivo geral desta tese, se estabelecem os seguintes objetivos específicos, cada qual vinculado à um artigo específico: (i) com base nos EMC, identificar os antecedentes sociotécnicos favoráveis a ascensão do lado obscuro do mercado de moda sustentável e as possíveis ações neutralizantes; (ii) com base nos SDM, identificar os antecedentes culturais/ideológicos favoráveis a ascensão do lado obscuro do mercado de moda sustentável e as possíveis ações neutralizantes; (iii) desenvolver uma estrutura conceitual que promova a discussão sobre os lados obscuros do mercado e norteei a pesquisa empírica. O referencial teórico retrata duas abordagens da construção de mercado, compreendendo os seguintes tópicos: Estudos de Mercado Construtivistas (EMC); Sistemas Dinâmicos de Mercado (SDM); Aspectos obscuros do mercado; e, Mercado da Slow Fashion. A pesquisa se posiciona no paradigma interpretativista. Possui como ontologia o relativismo e como epistemologia o construtivismo. É um estudo qualitativo, exploratório, descritivo e explicativo. Na coleta de dados será realizada a pesquisa documental, buscando identificar quais são as ideias institucionalizadas sobre a slow fashion. Por meio de entrevistas semiestruturadas e em profundidade com os actantes do mercado da slow fashion. E, por meio de observações não-participante, que serão realizadas em ambientes de conversas online do Instagram e YouTube. Para a análise dos dados, será utilizado a análise de conteúdo (qualitativa, categorial), sendo utilizado o software IRAMUTEQ. Espera-se com esse estudo contribuir de forma teórica, prática e social. Considerando as contribuições teóricas, busca-se avançar num campo ainda pouco discutido e desenvolver uma estrutura conceitual que facilite a compreensão dos lados obscuros do mercado. Em termos de contribuições práticas, busca-se auxiliar os empreendedores a compreender e até antever os lados obscuros do mercado da moda sustentável. No que se refere às contribuições sociais, o estudo pode auxiliar na discussão de mercados mais sustentáveis, importantes para o bem-estar social e preservação do meio ambiente, bem como para a ampliação da conscientização e educação do consumidor, essencial para mudanças nos mercados.

 
 
 
 
 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME (Membro)
Externo à Instituição - MARLON DALMORO - UNIVATES (Membro)
Externo à Instituição - JOÃO FELIPE RAMMELT SAUERBRONN - FGV (Membro)
Externo ao Programa - ELISA GUIMARAES COZADI - DAE/FCSA (Membro)
Interno - DANY FLAVIO TONELLI (Suplente)
Interno - DANIEL CARVALHO DE REZENDE (Membro)
Notícia cadastrada em: 25/09/2023 12:23
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