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Banca de DEFESA: RITA DE CÁSSIA LEAL CAMPOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RITA DE CÁSSIA LEAL CAMPOS
DATA: 15/12/2023
HORA: 07:00
LOCAL: on-line
TÍTULO:

Comportamento de consumo de FLV em feiras locais: valores pessoais e segurança alimentar como determinantes de estratégias de comunicação de marketing 


PALAVRAS-CHAVES:

Cadeia meios-fim. Estratégias de comunicação. Segurança alimentar. Consumo de FLV. Feiras locais.


PÁGINAS: 168
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Mercadologia
RESUMO:

O consumo de frutas, legumes e verduras (FLV) é uma necessidade diária para a manutenção de uma vida saudável. Diante de crescentes problemas ambientais, questões de saúde e segurança alimentar, têm crescido a demanda por alimentos mais saudáveis, naturais e produzidos de forma sustentável. Paralelamente, nas novas tendências de consumo alimentar, observa-se uma preocupação com a origem dos alimentos. O consumo de produtos locais aumentou, dado que a produção local é considerada uma abordagem para obter produtos alimentícios mais sustentáveis. Os consumidores têm se mostrado mais conscientes e atentos em suas decisões de compra alimentar, sendo guiados, entre outros fatores, por seus valores pessoais. Os valores pessoais estão no cerne do sistema de crenças dos indivíduos e conduzem à formação de atitudes e comportamentos, sendo capazes, portanto, de moderar comportamentos de compra associados ao consumo de alimentos. A identificação desses valores faz-se relevante, pois fornece insights para que os processos de marketing, comunicação e formulação de políticas alimentares impactem significativamente o consumo. Como objetivo geral, este trabalho busca compreender o comportamento de consumidores de FLV em feiras locais, identificando valores pessoais e aspectos ligados à segurança alimentar que guiam seu comportamento de compra e, com base nesse entendimento, desenvolver e avaliar uma estrutura de comunicação capaz de transmitir mensagens efetivas ao público consumidor. Para atender ao objetivo geral, foram propostos três objetivos específicos, sendo cada um deles alcançado mediante a elaboração de um artigo científico. O primeiro artigo refere-se a uma revisão integrativa, que analisa a produção científica internacional acerca do tema valores pessoais como guias de comportamento no que diz respeito à segurança alimentar. O estudo apresenta um framework integrativo que sintetiza os principais resultados encontrados na literatura a respeito do tema de investigação, além de fornecer uma agenda de pesquisa para futuras investigações. O segundo artigo trata da aplicação empírica da Teoria da Cadeia Meios-fim (MEC) visando determinar a estrutura cognitiva que motiva o comportamento dos consumidores de FLV em feiras locais bem como aspectos relacionados à segurança alimentar observados pelos consumidores. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com o emprego da técnica de entrevista laddering. Observou-se que os consumidores buscam tanto benefícios individuais, como satisfação e saúde, quanto benefícios sociais, como o apoio à economia local. Ao abordar a segurança alimentar, os entrevistados destacaram preocupações relacionadas à higiene, organização, exposição e manipulação dos produtos na feira. Por fim, o terceiro artigo teve como objetivo desenvolver e verificar a efetividade de um modelo de comunicação baseado em uma estrutura que inclui os elementos da cadeia meios-fim. Em termos metodológicos, realizou-se uma comparação junto ao público consumidor entre um modelo desenvolvido conforme a Conceitualização de Meios-Fim dos Componentes da Estratégia de Publicidade (modelo MECCAS) e outro desenvolvido de forma convencional. Ainda, o modelo foi analisado do ponto de vista gerencial, tendo sido apontados benefícios e possíveis limitações do modelo na aplicação prática. A peça criada seguindo as orientações do modelo MECCAS, considerando diferentes níveis de abstração, demonstrou maior eficácia no alcance dos objetivos de comunicação. O trabalho representa uma inovação ao empregar a metodologia MECCAS na criação de uma estratégia de comunicação direcionada à segurança alimentar. Com os resultados e discussões desta tese, pretende-se contribuir para uma melhor compreensão do comportamento do consumidor de FLV em feiras locais, visando o aprimoramento das estratégias de comunicação no setor e o incentivo à adoção de melhores práticas de segurança alimentar.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME (Suplente)
Externo à Instituição - MÁRCIO LOPES PIMENTA - UFU (Suplente)
Presidente - LUIZ HENRIQUE DE BARROS VILAS BOAS (Membro)
Interno - DENIS RENATO DE OLIVEIRA (Membro)
Externo à Instituição - DELANE BOTELHO - FGV (Membro)
Interno - DANIEL CARVALHO DE REZENDE (Membro)
Externo à Instituição - ALESSANDRO SILVA DE OLIVEIRA - UFMS (Membro)
Notícia cadastrada em: 04/12/2023 09:48
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