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Banca de DEFESA: GUSTAVO NUNES MACIEL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUSTAVO NUNES MACIEL
DATA: 21/12/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

Certificação Fairtrade: um estudo sobre as inovações de mercado na cafeicultura brasileira

 
 

PALAVRAS-CHAVES:
Estudos de Mercado Cosntrutivistas. Comércio Justo. Sistema de Certificação. Café. Sul de Minas Gerais.
 
 

PÁGINAS: 174
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Mercadologia
RESUMO:
Por muito tempo, o café era comercializado estritamente como uma commodity. Contudo, a mudança de padrões nas cadeias globais moldou o mercado cafeeiro e fez com que os produtores assumissem as rédeas de seus próprios negócios. Nesse momento, a produção de cafés especiais começou a se desenvolver no Brasil e no mundo. Junto a isso, a demanda do consumidor por produtos que atendam às suas necessidades diversas impulsionou a diferenciação em toda a indústria agroalimentar. Diante dessa demanda do mercado, o setor cafeeiro começou a introduzir selos de certificação para que os consumidores e demais intermediários da cadeia avaliassem critérios de origem, saúde, segurança e ecologia dos alimentos, de acordo com o objetivo do programa de certificação.
Os sistemas de certificação buscam atender a diferentes critérios que envolvam aspectos econômicos, sociais, ambientais, de qualidade organoléptica, segurança alimentar e/ou de origem. O sistema de certificação Fairtrade busca promover a sustentabilidade social e ambiental nas cadeias de fornecimento de produtos. Nessa linha, investigar esse sistema de certificação e sua implementação em cooperativas de café no Brasil pode ser considerado como uma modalidade de estudo que visa analisar as dinâmicas envolvidas na transformação de um mercado de café convencional para um mercado orientado para a sustentabilidade.
Para analisar a dinâmica dos mercados, a literatura oferece diferentes conceitos e perspectivas, entre eles está a inovação de mercado, considerada como um sinônimo para o processo de transformação e reconfiguração de mercados. Desse modo, surge a seguinte pergunta de pesquisa: É possível relacionar as ações promovidas pela certificação Fairtrade, ocorridas em três cooperativas de café, localizadas na região sul de Minas Gerais, como um processo de inovação de mercado?
Para responder a essa questão, o objetivo geral é compreender o processo de inovação de mercado, a partir da certificação Fair Trade, no contexto de cooperativas de café da região do Sul de Minas Gerais. De modo a alcançar o objetivo geral, foram propostos quatro objetivos específicos: resgatar historicamente elementos que tragam as configurações de cada cooperativa antes do momento da certificação; analisar, em uma perspectiva histórica, e sob a ótica das inovações de mercado, o processo de certificação Fair Trade das cooperativas contempladas; descrever os arranjos heterogêneos e infraestruturas que foram moldadas para esse mercado após a certificação; e evidenciar práticas das cooperativas que foram performadas a partir de preceitos da certificação Fair Trade.
Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, envolvendo um estudo multicascos, e com a utilização de entrevistas em profundidade e análise documental. Ademais, foi empregada a técnica de análise de conteúdo para a interpretação dos dados. Com base nos resultados, contemplou-se a mudança da estrutura do mercado existente em cada uma das cooperativas, as barreiras enfrentadas e o momento de adequação à certificação. Foram identificados dispositivos, arranjos e infraestruturas de mercados que dinamizaram a adequação dos critérios Fairtrade. Além disso, observou-se a alteração do comportamento do mercado mediante o trabalho técnico de campo, o desenvolvimento da qualidade dos cafés, a influência da certificação como ponte para a produção de orgânicos e o acesso a novos mercados.
Finalmente, foi reconhecida a reconstituição dos agentes de mercado, a partir da percepção dos membros da cooperativa sobre as inovações do mercado e a mudança da mentalidade dos produtores voltados para a sustentabilidade. Os resultados desta tese visam contribuir teoricamente ampliando o horizonte investigativo dos estudos que envolvem os mercados agroalimentares e, no âmbito gerencial, oferecendo a oportunidade dos resultados serem traduzidos em novas práticas gerenciais para cooperativas que se encontram em desenvolvimento.
 
 

MEMBROS DA BANCA:
Interno - DANIEL CARVALHO DE REZENDE (Membro)
Externo ao Programa - ELISA GUIMARAES COZADI - DAE/FCSA (Membro)
Externo à Instituição - FRANCISCO GIOVANNI DAVID VIEIRA - UEM (Membro)
Externo à Instituição - ISABELA CARVALHO DE MORAIS - UFOP (Suplente)
Externo à Instituição - LAYON CARLOS CEZAR - UFV (Membro)
Externo ao Programa - LUIZ MARCELO ANTONIALLI - DAE/FCSA (Suplente)
Externo à Instituição - MARLON DALMORO - UNIVATES (Membro)
Presidente - PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME (Membro)
Notícia cadastrada em: 11/12/2023 14:39
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