Banca de DEFESA: LARA CARVALHO VILELA

DISCENTE: LARA CARVALHO VILELA
DATA: 20/02/2024
LOCAL: meet.google.com/xfg-mrmm-eiy

ANÁLISE DO RISCO SOCIOECONÔMICO EM TERRITÓRIOS: UM ESTUDO PARA OS MUNICÍPIOS MINEIROS COM PRESENÇA DE MAJOR HAZARD INSTALLATIONS (MHIs) DO TIPO MINERAÇÃO

Território. Resiliência. Vulnerabilidade. Mineradoras. Minas Gerais.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Devido a eventos desencadeadores de perigo, como o crescimento urbano desordenado, a intensificação das atividades industriais, as catástrofes ambientais e as desigualdades sociais, o risco socioeconômico tem ganhado destaque na sociedade contemporânea. A compreensão e a análise desse risco em territórios se mostram relevantes tanto para o setor público quanto para o privado, já que sua gestão pode propiciar a minimização das vulnerabilidades do território, em suas mais diversas dimensões, além de fortalecer a resiliência econômica, mitigando os possíveis impactos nocivos a um local, caso seja atingido pela ocorrência de um perigo. Para analisar o risco socioeconômico em territórios, este trabalho tem como objeto de estudo as Major Hazard Installations (MHIs) de mineração. A amostra será composta pelos 853 municípios de Minas Gerais, estado intensivo nessa atividade. Diante os riscos estabelecidos em territórios com a presença de MHIs de mineração, uma das hipóteses é que poderia haver um aumento de sua vulnerabilidade, dado a exposição ao risco, e consequente redução de sua resiliência. Em contraponto, outra hipótese sugere que a presença dessas organizações tende a gerar externalidades positivas ao desenvolvimento local. Este trabalho se orienta, então, para analisar e discutir estas hipóteses, referenciados pela seguinte questão: quais os determinantes do risco socioeconômico em territórios mineiros com presença de MHIs do tipo mineração, nas dimensões da vulnerabilidade e da resiliência econômica? De forma específica, pretende-se: identificar e caracterizar os territórios mineiros, por meio dos eixos da sustentabilidade; investigar os determinantes para o estabelecimento de MHIs de mineração nesses territórios; e analisar nesses locais os determinantes da resiliência econômica e da vulnerabilidade. Foram percorridas as seguintes etapas: i) organização da base de dados secundária: identificação e caracterização do território, com referência aos eixos de sustentabilidade; ii) análise fatorial para cada eixo de caracterização identificado; iii) Propensity-Score Matching (PSM) utilizando a variável binária presença ou não de MHIs do tipo mineração e como variáveis resultado os fatores de cada eixo e as variáveis mais representativas de cada fator. Os fatores político, socioeconômico 1; ecológico 1 e 2; e fator ambiental 2 apresentaram relação com a presença da MHI de mineração em um território. Os fatores político e ambiental 2 possuem relação negativa com a presença dessas empresas. Em contraponto, a presença das MHIs de mineração apresentou relação positiva com os fatores socioeconômico 1 e ecológico 1 e 2.  Os resultados demonstraram que os municípios que têm empresas mineradoras em seu território possuem o PIB per capita mais elevado do que aqueles que não as possuem. Desse modo, a presença dessas empresas tende a tornar o território mais resiliente e menos vulnerável sob o aspecto socioeconômico.

Presidente - RENATO SILVERIO CAMPOS (Membro)
Interno - JUCIARA NUNES DE ALCANTARA (Membro)
Interno - CRISTINA LELIS LEAL CALEGARIO (Suplente)
Externo à Instituição - LELIS PEDRO DE ANDRADE - IFMG (Suplente)