Banca de DEFESA: MATEUS MONTEIRO DE SOUZA OLIVEIRA

DISCENTE: MATEUS MONTEIRO DE SOUZA OLIVEIRA
DATA: 30/04/2024
LOCAL: Google Meet

INOVAÇÃO RESPONSÁVEL E MICROMOBILIDADE:

ESTUDO EM UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO

Pesquisa e Inovação Responsável; Mobilidade Urbana; Mobilidade Inteligente; Mobilidade no Campus

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

O ato de inovar pode ser definido como um incremento substancial já existente ou ainda, dar vida a algo novo. No entanto, o processo relacionado à inovação deve ser observado como um todo, atentando-se para a responsabilidade social e respeito aos princípios éticos e morais. Dentro da mobilidade urbana, a Micromobilidade surge como uma forma inovadora de se locomover, driblando fatores como a emissão de gases na atmosfera e os grandes congestionamentos. A esse respeito, a presente pesquisa tem por objetivo a integração dos preceitos da crescente teoria de Inovação Responsável (IR) junto ao modal de Micromobilidade, mais especificamente analisando a viabilidade da aplicação em Campi Universitários. A relevância deste estudo pode ser vista diante da necessidade de incorporar a IR em práticas locais de países em desenvolvimento (MACNAGHTEN et al., 2015). O percurso metodológico de abordagem quantitativa apresenta técnicas de análise estatística, sendo elas a distribuição de frequência e tabulação cruzada (estatística descritiva) e análise decluster (estatística inferencial).

Interno - KELLY CARVALHO VIEIRA - UFLA (Suplente)
Externo à Instituição - HELIO LEMES COSTA JUNIOR - UNIFAL (Suplente)
Interno - DANY FLAVIO TONELLI (Membro)
Externo à Instituição - ANDREA APARECIDA DA COSTA MINEIRO - UNIFEI - UNI (Membro)