Banca de DEFESA: TATIANE PATRICIA RESENDE

DISCENTE: TATIANE PATRICIA RESENDE
DATA: 30/08/2018
LOCAL: NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

INSERÇÃO E PRESENÇA DE HOMENS NO CURSO DE PEDAGOGIA E NO MUNDO DO TRABALHO EDUCACIONAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS E ALUNAS DA PEDAGOGIA DA UFLA

INSERÇÃO; TRABALHO EDUCACIONAL; PEDAGOGIA; HOMENS

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

A presente pesquisa visa identificar as representações de alunos e alunas do curso de Pedagogia, modalidade presencial, da Universidade Federal de Lavras (Ufla) situada em Minas Gerais, sobre a inserção e permanência dos homens na graduação, levando em consideração que a Pedagogia é um espaço de reserva feminina e o processo de feminilização do magistério. Parte-se da compreensão dos motivos que levam à representação social no curso de Pedagogia, construída historicamente e culturalmente, de que a mulher é educadora por natureza, o que acaba por negar as possibilidades e potencialidades do pedagogo homem. Portanto, tem-se como questão-problema de pesquisa quais são as representações de alunos/as da Pedagogia sobre a inserção e permanência dos homens no curso. Essa pesquisa decorre do entendimento do espaço universitário como ambiente onde se perpetuam relações desiguais de gênero, mas, ao mesmo tempo, propício à problematização e às desconstruções dessas. Sob uma abordagem qualitativa são analisadas as informações obtidas através de entrevistas narrativas com roteiro semiestruturado com alunos/as do curso de Pedagogia. A interpretação desse material empírico foi feita com base na perspectiva foucaultiana de problematização e na Análise do Discurso, ancorando-me em estudos de gênero, estudos feministas e estudos pós-estruturalistas para uma reflexão mais ampla e fundamentada. Para tanto, traz considerações teóricas sobre os conceitos de identidade e de gênero, estabelecendo o entretecer desses com os processos de constituição das identidades docentes, no contexto da docência em construção. Se espera que esta pesquisa tenha contribuído para a desconstrução de estereótipos e de representações hegemônicas sobre a docência, bem como ressaltar os esforços daqueles/as que simbolizam as resistências nesse espaço/tempo formativo e, no intuito de contribuir socialmente e dar um feedback ao curso, elencamos algumas medidas à gestão do curso de Pedagogia para que o problema da inserção de homens seja problematizado na formação e na matriz curricular, possibilitando a reflexão sobre a construção histórica, social e cultural das diferenças e desigualdades de gênero na atuação de pedagogos/as e meios que facilitem a inclusão de todos/as nas diversas atividades formativas.

Presidente - 1810061 - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS
Interno - 2892245 - VANDERLEI BARBOSA
Externo à Instituição - CLAUDIA MARIA RIBEIRO - UNILAVRAS
Externo à Instituição - FABIANO PRIES DEVIDE - UFF