Banca de DEFESA: PRISCILA FRANCIELY SOUZA

DISCENTE: PRISCILA FRANCIELY SOUZA
DATA: 28/06/2018
LOCAL: NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - CAMPUS HISTÓRICO

TRAJETÓRIAS SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO: ANÁLISE DOS SABERES DOCENTES EM RELAÇÃO À PRODUÇÃO DE TEXTOS

linguística aplicada, formação de professores, produção de textos, Interacionismo.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

presente dissertação se ocupa de uma reflexão sobre saberes e concepções de professores acerca do processo de avaliação da produção escrita, em um curso de formação continuada. Parte-se do pressuposto de que a avaliação de um texto se constitui como uma atividade complexa, em que estão ligadas questões linguísticas, textuais e discursivas e que há uma demanda de ressignificação de paradigmas subjacentes às práticas pedagógicas. Tradicionalmente, é recorrente a tendência de priorização de aspectos formais, tais como: ortografia, correção gramatical, pontuação, etc, o que acaba influenciando nas práticas avaliativas exercidas pelos professores. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo o propósito de analisar as contribuições de um curso de formação continuada de professores para o processo de correção de textos produzidos no âmbito de processos seletivos. Para a consecução deste estudo proposto, foi realizada uma pesquisa teórica, sobre a produção de textos escritos e da formação de professores. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo, que buscou analisar as contribuições trazidas por um curso de capacitação para a atuação de professores em um processo de correção de redações relativas ao Programa de Avaliação Seriada, (PAS). Desse modo, o trabalho se justifica pela possibilidade de se repensar o ensino da produção textual, que, muitas vezes, se pauta ainda em uma abordagem tradicional, marcada pela desconsideração da discursividade constitutiva de uma perspectiva interacionista que valoriza o trabalho com os gêneros textuais e com a instauração do sujeito-autor. Os dados foram obtidos mediante a uma análise de documentos produzidos no decorrer do curso e ao final do trabalho de correção de redações, a saber: teste diagnóstico, atividades realizadas durante o curso de capacitação, teste final, e questionário de avaliação do processo de correção. A análise dos dados foi pautada na perspectiva teórica da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003), com o intuito de identificar e comparar as percepções e os saberes dos participantes antes e ao final do curso. Os resultados permitiram tanto um redimensionamento das ações de capacitação de professores para correção de textos para a constituição de um banco de avaliadores, quanto para a correção de textos produzidos por alunos das escolas de educação básica.

Interno - 1815601 - HELENA MARIA FERREIRA
Externo ao Programa - 1035148 - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER
Externo à Instituição - ROBSON DE CARVALHO - UNIFAL-MG
Notícia cadastrada em: 03/09/2018 15:42