Banca de DEFESA: LUCAS ANIBAL FARIA SEABRA

DISCENTE: LUCAS ANIBAL FARIA SEABRA
DATA: 25/09/2018
LOCAL: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO DO CAMPO E QUESTÃO AMBIENTAL: PROBLEMATIZAÇÃO DA REALIDADE A PARTIR DA OBSERVAÇÃO

Educação do Campo. Educação Ambiental. Estratégias

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

A dissertação é resultado da vivência do autor em uma escola do campo em Minas Gerais, investigando e buscando contribuir com a ação docente numa perspectiva crítica da educação ambiental. O intuito foi analisar e colaborar com essa ação profissional, que em geral, baseia-se em parâmetros da cidade, que pode ser feita numa perspectiva contextualizada, crítica e emancipatória conforme pressupostos da educação do campo. O aporte teórico fora fundamentado em Paulo Freire e em autores pesquisadores que discorrem sobre a educação do campo, formação de professores e a educação ambiental. A abordagem investigativa delineou-se pela pesquisa qualitativa participativa. A contribuição maior deste estudo é a observação e análise feita durante o processo/período da pesquisa, em momentos de atuações e de experiências do pesquisador como docente nessa escola e por último na identificação de estratégias que podem colaborar para criarmos uma escola que aprende, se discute e que seja libertadora ao estilo das propostas de Paulo Freire.

Presidente - 1808797 - CELSO VALLIN
Interno - 1281560 - JACQUELINE MAGALHAES ALVES
Externo ao Programa - 1679642 - ELLEN GONZAGA LIMA SOUZA
Externo à Instituição - CARLOS RODRIGUES BRANDÃO - UNICAMP