Banca de DEFESA: JULIANA GRAZIELLA MARTINS GUIMARÃES

DISCENTE: JULIANA GRAZIELLA MARTINS GUIMARÃES
DATA: 31/08/2018
LOCAL: NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

Eu era o “nerdezinho” da sala e a escola nunca entendeu que eu estava em pânico...”: (Inter) locuções, subjetividades e diferenças da pessoa autista no espaço escolar

Subjetividade, diferença, educação, inclusão.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

A presente pesquisa de natureza qualitativa tem a pretensão de investigar as expressões de autistas de grau leve na interação com outros sujeitos no espaço escolar, bem como discutir as temáticas relacionadas à sexualidade e diferenças na construção das subjetividades dessas pessoas. Os/as participantes selecionados/as foram aqueles/as que dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) são considerados de grau leve. A forma de obtenção do material empírico foi por meio de entrevista aberta, a partir do desenho de pesquisa história oral de vida. Foi elaborado um roteiro com a finalidade de orientar os relatos e quando necessário iniciar a conversa com os/as entrevistados/as, mas deixando que os/as mesmos/as contassem sua história de vida de forma livre. Foram utilizados como recursos a gravação de voz e/ou diário de campo, seguidos de transcrição dos relatos que foram transformados em texto em primeira pessoa. A escolha da utilização do recurso foi feita no momento da entrevista, usado o meio que foi mais conveniente para o/a participante da pesquisa. Pretende-se com essa pesquisa problematizar como os sujeitos autistas se expressam, transitam, interagem e se comunicam no espaço escolar.

Presidente - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS
Externo à Instituição - ANDERSON FERRARI - UFJF
Externo à Instituição - CLAUDIA MARIA RIBEIRO - UNILAVRAS
Notícia cadastrada em: 12/11/2018 11:55