Banca de DEFESA: EDUARDO OLIVEIRA JORGE

DISCENTE: EDUARDO OLIVEIRA JORGE
DATA: 25/09/2018
LOCAL: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA COMO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E POTENCIAIS DE MEDIAÇÃO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES

Pesquisa Narrativa. Educação. Trajetória Docente.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

O problema de pesquisa consiste na busca por uma reflexão sobre temas comuns ao cotidiano escolar, além do estabelecimento de uma mediação de projetos interdisciplinares, tudo isso por meio da minha prática como professor de Geografia até o momento. Nosso objetivo no trabalho parte da premissa de não só levantar e discutir minha trajetória docente, mas também colocar em pauta essas temáticas que envolvem a escola, e a participação do professor na construção de um espaço mais participativo. Como metodologia do trabalho para atingir tais objetivos, foi realizada uma pesquisa narrativa, na qual a minha experiência de oito anos como docente da disciplina de Geografia no Ensino Fundamental e Médio é abordada para subsidiar um estudo sobre a interdisciplinaridade no geral e no ensino de Geografia. Quando o professor toma consciência de suas capacidades, possibilidades e probabilidades de melhoria e avanços na sua bagagem intelectual, ele está exercitando individualmente e buscando alternativas para melhorar sua prática não só em sala de aula, mas na própria abordagem de sua disciplina. Um professor que consegue compreender como sua disciplina pode explorar as suas mais diversas ramificações, se aproxima com mais facilidade de uma educação interdisciplinar. Ao construir uma carreira de quase oito anos até aqui percebo que o aprendizado da condição de professor é constante. A cada dia, novas realidades são expostas, nos submetendo a situações que exigem resoluções em curto prazo. Estar convivendo com a Educação Básica nesse já me fornece algum suporte para a aquisição de uma didática mais dinâmica, e compreender as nuances que a envolvem.

Presidente - JACQUELINE MAGALHAES ALVES
Interno - CELSO VALLIN
Externo à Instituição - PAULO HENRIQUE REZENDE MONTEIRO - ESUDA
Notícia cadastrada em: 27/11/2018 15:27