Banca de DEFESA: DEJAIR BATISTA DE AGUIAR JÚNIOR

DISCENTE: DEJAIR BATISTA DE AGUIAR JÚNIOR
DATA: 27/02/2019
LOCAL: Sala 2 - DED

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PRODUZIDAS POR PROFESSORES ALFABETIZADORES: UMA ANÁLISE INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVA DA PRÁTICA DOCENTE

Formação de Professores. Linguística Aplicada. Interacionismo Sóciodiscursivo. Sequência Didática.

Este trabalho propôs-se investigar a natureza do trabalho docente, em relação à concepção de linguagem subjacente na planificação de Sequências Didáticas (doravante SD) produzidas e aplicadas por professores, no âmbito do Programa de Formação Continuada de Professores denominado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, como as capacidades de linguagem (CL) foram contempladas e executadas em sala de aula por meio das sequências, a fim de analisar como a prática do professor se configura. No contexto ensino-aprendizagem, o trabalho com a linguagem pressupõe um alinhamento teórico-prático pautado em diagnóstico da realidade, devido a necessidade de intervenções docentes coerentes e significativas às reais demandas discentes. As SD analisadas foram elaboradas por 12 professores de uma escola pública de ensino fundamental de uma cidade do sul de Minas nos encontros do PNAIC, nos anos de 2013, 2014 e 2015. Para análise das CL, adotou-se como indicadores os critérios e as categorias de classificação propostos pelos linguistas da corrente interacionista sociodiscursiva. A pesquisa, assim, ancorou-se no paradigma qualitativo e, além disso, fundamentou-se nos princípios teórico-metodológicos do Interacionismo Sócio Discursivo (doravante ISD), pois dessa abordagem depreende-se a relevância do processo de formação do professor reflexivo. Para a análise dos dados foi adotada uma abordagem interpretativista, pautada no percurso metodológico proposto pela Teoria Fundamentada nos Dados (TFD).

Presidente - HELENA MARIA FERREIRA
Externo ao Programa - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER - DEL
Externo ao Programa - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA - DEL
Externo à Instituição - ALINE TORRES DE SOUSA CARVALHO - IFMG