Banca de DEFESA: ISABELLA BACHA FERREIRA

DISCENTE: ISABELLA BACHA FERREIRA
DATA: 28/02/2019
LOCAL: Sala 2 - DED

ANÁLISE DAS CAPACIDADES MULTISSEMIÓTICAS EM ATIVIDADES DE LEITURA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Textos midiáticos; multimodalidade; formação de professores

As novas configurações de práticas sociais ampliam as propostas para o ensino de línguas, assim como no processo de formação docente, visto que é necessário reavaliar as questões de recepção e produção de textos com enfoque multimodal e multissemiótico. A questão que norteia este estudo é: Quais capacidades multissemióticas podem ser observadas em atividades de leitura de textos que circulam nas salas de aula? Nessa perspectiva, o trabalho tem como objetivo geral analisar os critérios indicativos das capacidades multissemióticas apresentadas por propostas de leitura de textos midiáticos para alunos do Ensino Médio. Para desenvolver o trabalho, foram desenvolvidos dois tipos de pesquisa: uma pesquisa teórica, que fundamenta a discussão sobre o campo teórico em que esta pesquisa se insere, sobre as capacidades de leitura e sobre o ensino da leitura de textos multissemióticos. Foi realizada, também, uma pesquisa de campo, a fim de investigar os critérios de capacidades multissemióticas no processo de formação de leitor. Dessa forma, os critérios escolhidos para análise se deram a partir da proposta das capacidades de leitura multissemióticas de Gomes (2017) e a partir da Gramática do Design Visual (Kress e Van Leeuwen, 2006). As atividades elaboradas mostraram-se eficazes no sentido de contemplar as diversas capacidades multissemióticas que foram basilares para análise.

Presidente - HELENA MARIA FERREIRA
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA
Externo ao Programa - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER - DEL
Externo ao Programa - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA - DEL