Notícias

Banca de DEFESA: JOSE SEBASTIAO ANDRADE DE MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE SEBASTIAO ANDRADE DE MELO
DATA: 07/03/2019
HORA: 14:00
LOCAL: SALA 1 DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL
TÍTULO:

INVERTENDO A CENA: O CINEMA COMO UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO CULTURAL DOCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

NÃO INFORMADO


PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho buscou refletir sobre as contribuições, as possibilidades e os limites do uso do cinema na promoção da formação cultural docente na perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade. O cinema seria um facilitador nos processos de formação de professores? Qual o tipo de influência uma experiência com o cinema poderia exercer no processo de formação cultural docente? Procurei responder essas duas questões investigando como se constituiu historicamente a gênese da relação entre cinema e educação em nosso país, como a formação cultural se faz presente nos currículos das licenciaturas e quais as possibilidades do uso do cinema para a promoção desta formação. A metodologia utilizada lançou mão dos métodos da pesquisa bibliográfica do tipo revisão narrativa, pesquisa documental e relato autobiográfico. A discussão sobre formação cultural teve como aporte teórico os conceitos de formação (Bildung) e semiformação (Halbbildung)

presentes nos ensaios que compõem as obras “Teoria da Semiformação”, “Educação e Emancipação” de Theodor W. Adorno e  “Dialética do Esclarecimento” de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. Na análise documental dos currículos dos cursos das licenciaturas das universidades públicas mineiras verificou-se a ausência de disciplinas que se relacionam com as temáticas da formação estética e cultural docente. Procurei, por meio de um relato autobiográfico, fazer um resgate histórico dos dez anos do Projeto Cinema Com Vida descrevendo suas ações, as obras exibidas, suas diferentes fases, como se deu meu encontro com os filmes nos momentos que participei do projeto e quais foram as contribuições desta participação para minha identidade pessoal e profissional. Por fim, foi  possível reconhecer importância das experiências estéticas e da linguagem cinematográfica que podem favorecer não só práticas educativas mais ricas e estimulantes, mas também uma formação mais completa do próprio indivíduo que leciona.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - MARCIO NORBERTO FARIAS
Interno - LUCIANA AZEVEDO RODRIGUES
Externo ao Programa - ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR - DBI
Externo à Instituição - BRUNO ANDRADE PINTO MONTEIRO - UFRJ
Externo à Instituição - INES ASSUNCAO DE CASTRO TEIXEIRA - UFMG
Notícia cadastrada em: 01/03/2019 11:26
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 04/05/2024 10:18