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Banca de DEFESA: IDUMÉA DE SOUZA FERNANDES RAMOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IDUMÉA DE SOUZA FERNANDES RAMOS
DATA: 29/03/2019
HORA: 14:00
LOCAL: SALA 2 -DED
TÍTULO:

POSTURA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR E AS ORIENTAÇÕES DOS DOCUMENTOS OFICIAIS: O QUE SUSTENTA UMA PRÁTICA?


PALAVRAS-CHAVES:

Não informado


PÁGINAS: 1
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O processo de alfabetização que ocorre na escola nem sempre obtém o sucesso esperado, o que ocasiona no aluno frustração, defasagem, dificuldades na leitura, interpretação e escrita.  O desafio que se impõe aos Anos Iniciais é alfabetizar letrando, como dimensões distintas, porém interligadas no desenvolvimento das competências de ler e escrever. Nessa perspectiva, este trabalho tem por objetivo compreender a postura pedagógica do professor alfabetizador e descrever as aproximações ou distanciamentos entre o processo de elaboração e aplicação de atividades e as orientações dispostas nos documentos oficiais de formação, no período de 2009 a 2013. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva e exploratória, com foco qualitativo, em que se utilizou de entrevista semiestruturada para obtenção dos dados e de análise documental dos documentos oficiais que trazem descrições e orientações sobre as práticas de leitura e escrita na alfabetização, como o Pró-letramento: Alfabetização e linguagem e os cadernos do Programa de Formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para a sustentação das discussões teóricas, a pesquisa se baseou nos estudos teóricos de Soares (1998, 2017) para a compreensão do processo de alfabetização e letramento, Freire (2017), Tardif (2014), Nóvoa (2013), Gatti (2013), Perrenoud (2000), entre outros, para analisar as questões relacionadas a educação emancipadora, o trabalho e saberes docentes que permeiam a práxis pedagógica. Por conseguinte, a partir de uma dimensão fenomenológica de pesquisa, com base na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) construiu-se categorias para analisar as narrativas cedidas pelos professores. Pelas categorias, espera-se identificar qual concepção metodológica é eleita pelos docentes, ao executarem as atividades de sala de aula e, se a ação docente aproxima-se ou distancia-se das orientações dispostas nos documentos oficiais de formação continuada. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART
Interno - HELENA MARIA FERREIRA
Externo ao Programa - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL - DED
Externo à Instituição - GLAUCIA SIGNORELLI DE QUEIROZ GONCALVES - UFU
Notícia cadastrada em: 21/03/2019 09:09
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