Banca de DEFESA: PATRICIA KELI DOS SANTOS

DISCENTE: PATRICIA KELI DOS SANTOS
DATA: 12/04/2019
LOCAL: SALA 2 DED

PRáTICA DOCENTE: UMA INVESTIGAçãO SOBRE O ENSINO DE LíNGUA ESPANHOLA EM UMA CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS

Língua Espanhola; ensino; prática docente;

O presente trabalho é um estudo de caso, uma pesquisa descritiva, exploratória e de cunho qualitativo, que tem por objetivo geral investigar o trabalho docente de quatro professores de Língua Espanhola em duas escolas públicas e duas escolas privadas de uma cidade do Sul de Minas Gerais. Como objetivos específicos a pesquisa tem como foco: i) buscar entender como as escolhas didático-pedagógicas do professor de Língua Espanhola podem influenciar suas práticas; i) apresentar o contexto de ensino da Língua Espanhola nas escolas públicas e particulares; ii) descrever como a Língua Espanhola tem sido trabalhada em sala de aula nos dois contextos; iii) comparar as práticas didático-pedagógicas dos professores da escola pública com as dos professores da escola particular. Para fins de análise da prática docente, esta pesquisa teve um período de observação de aulas, e, por conseguinte, foi realizado também um levantamento de dados por meio de questionários. Os resultados destacam que a Língua Espanhola está sendo trabalhada de forma efetiva nas escolas analisadas. Desta forma, compreendemos a relevância do ensino de Língua Espanhola nas escolas, visto que essa seja uma maneira de estreitar laços com os países vizinhos e ampliar o panorama linguístico de nossos alunos. Ficou claro também, a partir das respostas dos professores nos questionários que há a intenção de se capacitarem e eles se preocupam em trabalhar com práticas pedagógicas que melhorem a qualidade de suas aulas. Além disso, descobrimos, por meio deste estudo, que os recursos e a disponibilidade de oferta da disciplina nas escolas analisadas são diferenciados e cada escola possui o seu material didático. Foi observado que todos os professores participantes da pesquisa buscavam utilizar tecnologias digitais em suas aulas. Entretanto, nas escolas públicas havia menos recursos que nas escolas particulares, o que em muitos momentos limitava o professor no exercício de suas práticas pedagógicas. Por fim, a partir do que foi estudado até aqui, que as escolas têm se dedico em manter o ensino da Língua Espanhola e mesmo ainda não saibamos até que quando esta disciplina estará nas grades curriculares dos colégios e acreditamos na suma importância deste idioma para formação dos nossos alunos. Dessa forma, e apesar das limitações instauradas pelas políticas educacionais do nosso país, esperamos este estudo sirva de exemplo e motivação para cidadãos, alunos e pesquisadores da área.

Presidente - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA
Externo ao Programa - ISABEL CRISTINA RODRIGUES FERREIRA - DEL
Externo à Instituição - ANA CAROLINA DE LAURENTTIS BRANDÃO - UNEMAT