Banca de DEFESA: GABRIEL GONCALVES RIBEIRO SILVA

DISCENTE: GABRIEL GONCALVES RIBEIRO SILVA
DATA: 24/04/2019
LOCAL: Anfiteatro 2 do Departamento de Ciências Exatas (DEX)

Diagnóstico da inserção de tecnologias educacionais em escolas de ensino fundamental do interior de Minas Gerais

Tecnologia educacional; Educação básica; Gestão escolar; Educação mediada por tecnologias; Pesquisa Qualitativa.

O uso crescente das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) é um dos principais acontecimentos que caracterizam o século XXI, em um movimento que mergulha a sociedade nas águas da informação. Como parte integrante desta sociedade, as instituições escolares estão inseridas neste movimento. Neste contexto, buscou-se realizar uma análise do atual estágio de inserção de TDIC nas atividades educativas em escolas públicas e privadas do ensino fundamental em um município do interior de Minas Gerais, incluindo no recorte o papel da gestão escolar neste processo. O estudo se justifica na medida em que o diagnóstico do estado atual da inserção das TDIC em escolas da educação básica é imprescindível para se conhecer, de forma crítica, a realidade factual gerada pelas politicas públicas nessa área. Pretende-se que este trabalho ofereça subsídios para o aprimoramento da utilização das TDIC na sala de aula, disponibilizando seus resultados para a construção de um panorama geral do uso destas tecnologias no estado de Minas Gerais. Assim, foi realizada uma contextualização teórica que sustenta à pesquisa quanto a discussões sobre o tema na literatura. Quanto ao processo metodológico, foi realizada uma pesquisa exploratória de estudo de caso com delineamento qualitativo. Para a obtenção de dados em campo foram realizadas entrevistas semiestruturadas, utilizando protocolos de informação que foram elaborados previamente. O processo ocorreu na seguinte ordem: (1) Secretária municipal de educação (2) Gestoras das escolas municipais e das escolas privadas que oferecem ensino fundamental. Além disso, foram requisitados às gestoras das escolas participantes e à secretaria municipal de educação o acesso aos projetos político-pedagógicos das escolas e ao plano decenal de educação. O processo de análise incorporou elementos da Análise de Conteúdo, aliados ao uso do software TextSTAT para interpretação dos dados, possibilitando a realização de uma triangulação das informações obtidas, que foram então cruzadas com a literatura sobre o tema. Através da análise, foi possível perceber que as TDIC são utilizadas nas escolas estudadas ainda na perspectiva da educação convencional (bancária), apresentando deficiências em relação a capacitação dos profissionais para uso pedagógico das TDIC, corroborando estudos em outros contextos. Em relação a gestão escolar, foi constatado que a lógica administrativa e empresarial se encontra presente nas escolas, sendo mais facilmente observada em colégios privados, o que cria uma série de contradições entre as palavras ideais sobre uma educação emancipadora e crítica, que é a perspectiva teórica apresentada nos documentos estudados, e a prática escolar, ainda focada primariamente no método tradicional, sem promoção de reflexões sobre TDIC no contexto social. Neste sentido, os dilemas encontrados para a educação mediada por tecnologias educacionais não se apresentam de maneira isolada, pois seu uso meramente instrumental não garante a transformação da realidade escolar e, portanto, não garante a realização de um processo de ensino-aprendizagem que leve em consideração os contextos e a autonomia dos estudantes.

Presidente - RONEI XIMENES MARTINS
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA
Interno - JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE
Externo à Instituição - EUCIDIO PIMENTA ARRUDA - UFMG