Notícias

Banca de DEFESA: AMANDA AMÁLIA ARAÚJO DO CARMO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA AMÁLIA ARAÚJO DO CARMO
DATA: 25/04/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Anfiteatro 2 do DEX
TÍTULO:

Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental Mediada por Tecnologias Digitais: uma experiência de formação compartilhada explorando/construindo o material Educonexão.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental Local. Formação de Professores. Tecnologias Digitais.


PÁGINAS: 10
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Embora a Educação Ambiental (EA) venha sendo investigada, nas últimas décadas, por  vários  autores, tais como Carvalho (2005), Guimarães (2004), Loureiro (2005, 2007, 2009), Layargues (2007), Santos (2010) e Reigota (2009) entre outros. Entendemos que a presente investigação traz uma abordagem ainda pouco explorada. O ensino da EA mediado pelas Tecnologias Digitais (TD) em um grupo de formação de professores. Realizamos uma pesquisa no banco de dados no período de 2010 á 2017 e constamos que existem poucos trabalhos que discutem a EA com a utilização das TD. Neste sentido o objetivo do trabalho que é analisar as aprendizagens de um grupo professores do ensino fundamental II dentro de um contexto de formação compartilhada, que trate de questões socioambientais locais articulando nestas práticas as tecnologias digitais. Para isso, desenvolvemos encontros de formaçãocompartilhada em uma escola. Esses encontros aconteceram com agendamento prévio, divididos em duas etapas. Na etapa I construção do site Educonexão pela a autora da pesquisa para divulgação do material produzido nos encontros. Já na etapa II consiste na fase de planejamento e discussões das atividades com a temática da EA local mediadas pelas TD. Os instrumentos de produção de dados foram: áudio gravação e diário de campo. A análise dos dados decorrentes dos encontros será baseada na Análise de Conteúdo Bardin (2008). Com resultados da pesquisa temos a construção do site “Educonexão”, que reúne informações sobre os remanescentes do patrimônio natural de Divinópolis MG. Além disso, discussões e apontamento de como fazer um ensino da EA crítica no contexto escolar e por fim, a construçãodo tópico “sugestão de atividades” no Educonexão, para divulgar as práticas pedagógicas desenvolvidas a fim de auxiliar outros docentes na preparação de suas aulas com a temática da EA local.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA
Interno - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART
Externo à Instituição - ADRIANO GUIMARAES PARREIRA - UEMG
Externo à Instituição - FÁBIO AUGUSTO RODRIGUES E SILVA - UFOP
Notícia cadastrada em: 17/04/2019 08:51
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 04/05/2024 05:50