Banca de DEFESA: FRANCISLAINE AVILA DE SOUZA

DISCENTE: FRANCISLAINE AVILA DE SOUZA
DATA: 30/04/2019
LOCAL: Anfiteatro 2 - Departamento de Ciências Exatas

O desenvolvimento do pensamento algébrico mediado por tecnologias digitais nos primeiros anos da Educação Básica

Matemática. Teoria Histórico-Cultural. Letramento Matemático Digital. Pensamento algébrico. Tecnologia Digital.

Nos últimos anos tem-se discutido no campo da educação sobre a utilização das tecnologias digitais como uma ferramenta potencializadora para o processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, a presente pesquisa, de abordagem qualitativa, teve por objetivo analisar o processo de significação produzido por um grupo de crianças em um conjunto de situações desencadeadoras de aprendizagem mediadas por tecnologias digitais e outras mídias para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Como objetivos específicos buscou-se analisar os significados e sentidos produzidos pelas crianças no processo de interação na atividade e analisar como os instrumentos de mediação pedagógica potencializam o desenvolvimento do pensamento algébrico e as práticas de letramento matemático digital. Para a fundamentação teórica embasou em Vigotski (2009), Leontiev (1978), Davydov (1988), Soares (2016) Street (2014), Borba (2015), Fiorentini, Miorim e Miguel (1993), Trivilin E Ribeiro (2015) entre outros que discutem sobre a perspectiva histórico-cultural, práticas de letramento matemático, e o desenvolvimento do pensamento algébrico. Para a coleta de dados foi elaborada uma unidade didática pautada nos referenciais teóricos e realizada uma pesquisa de campo com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal localizada no Sul de Minas Gerais. Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (Moraes e Galiazzi). Como resultados obtiveram-se duas categorias que discutem sobre os sentidos e significados produzidos no desenvolvimento do pensamento do estudante e o papel mediador da tecnologia digital e de outras mídias no desenvolvimento do pensamento algébrico.

Presidente - JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA
Interno - HELENA MARIA FERREIRA
Interno - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART