Banca de DEFESA: GILMARA JACKELINE REZENDE CARVALHO

DISCENTE: GILMARA JACKELINE REZENDE CARVALHO
DATA: 26/04/2019
LOCAL: SALA 1 DED

“DESAFIOS DA GESTãO ESCOLAR: RESPONSABILIDADES E CONTRIBUIçõES NA PRODUçãO DO AMBIENTE NA ESCOLA E EM SEU ENTORNO”

Ambiente Escolar; Gestão Participativa; Educação.

A escola éuma unidade social alicerçada por práticas político-pedagógicas, espaço rico de interações, sendo um de seus principais objetivos promover a aprendizagem dos/das estudantes e sua formação como sujeitos sociais e históricos. A definição desses objetivos e execução de muitas funções ligadas aos setores Pedagógico, Administrativo, Financeiro e de Recursos Humanos, é de responsabilidade da Gestão Escolar, em conjunto com todos os envolvidos no âmbito educacional, de forma participativa. O afeto de a formação de valores para o crescimento da coletividade e dos sujeitos são fundamentos importantes das especificidades profissionais. Compreendemos que, pela Gestão Escolar, há possibilidades de se construir as relações humanas no ambiente e com a comunidade, exercendo, no cotidiano educacional, a vivência da democracia, da participação, da cidadania, da solidariedade, dando perceptibilidade aos sonhos, às vozes historicamente silenciadas, construindo uma escola com todos e para todos. Partindo do pressuposto de que as relações sociais se refletem no espaço escolar, acreditamos que o trabalho da Gestão Escolar destina-se a ser incentivador/fortalecedor e mobilizador da participação e a decisão coletiva. Nesta perspectiva, buscamos investigar como a gestão escolar de uma Escola da Educação Básica desenvolve seu trabalho frente ao ideal normativo da gestão democrática e do direito a educação. Na tentativa de responder ao problema de pesquisa, buscaremos compreender como o processo de mudança para uma gestão democrática e participativa possibilita transformações nas relações sociais no ambiente escolar, analisando as potencialidades a serem fortalecidas e as dificuldades a serem superadas nesse processo. A presente pesquisa se justifica pelo fato de vivermos em uma sociedade que se encontra imersa em grandes desafios, diversidades e conflitos. Neste sentido, ouvir todas as partes se torna importante pelo fato de se poder construir uma nova postura dos envolvidos na Comunidade Escolar, tendo como objetivo fazer com que o trabalho seja significativo e possa causar transformação no todo. A pesquisa é de cunho qualitativo – Estudo de Caso, e serão utilizados diferentes instrumentos. Esta se iniciou com a vivência e observação da pesquisadora diretamente no campo de pesquisa, através de uma análise documental, diário de campo e entrevista semiestruturada. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo e triangulação destes dados (Bardin, 2011; Minayo, 2007). Os dados da pesquisa mostraram que ainda há uma grande distância entre os ideias previsto nas normas institucionais e a realidade escolar nesta instituição e proporcionaram uma melhor compreensão tanto do ambiente quanto do ideal democrático para escola. Este ideal aparece como um meio de participação coletiva a ser implementado na escola tendo o objetivo do amplo desenvolvimento de todos os envolvidos, assegurando o direito a educação.

Presidente - JACQUELINE MAGALHAES ALVES
Interno - CELSO VALLIN
Externo ao Programa - ELLEN GONZAGA LIMA SOUZA - DED
Externo à Instituição - NEIDE PENA CÁRIA - UVI