Banca de DEFESA: GUSTAVO VENANCIO PIMENTA

DISCENTE: GUSTAVO VENANCIO PIMENTA
DATA: 24/04/2019
LOCAL: ANFITEATRO 2 DO DEX

O DESENVOLVIMENTO DO CAMPO CONCEITUAL DA TRIGONOMETRIA EM SITUAçõES DE APRENDIZAGEM MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS

Teoria da Atividade. Educação Matemática. Lógico-histórico. Tecnologia Digital. Trigonometria.

A Trigonometria está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio e na Base Nacional Comum Curricular como conteúdo utilizado para a resolução de problemas que envolvem cálculos e medidas de distâncias inacessíveis. Por esse motivo, esses documentos oficiais avultam que o ensino da Trigonometria merece destaque nas aulas de Matemática. Nesse viés, ao compreender a relevância desse conteúdo programático, este trabalho propõe o desenvolvimento de situações desencadeadoras de aprendizagem (SDA), com mediação por tecnologias digitais, relacionadas ao contexto histórico do estudante. Isso porque, conhecendo-se sua realidade, as SDA podem se tornar ainda mais empolgantes, uma vez que farão parte do dia-a-dia do discente. Nessa perspectiva lógico-histórica, propõem-se uma investigação sobre quais elaborações conceituais são produzidas por estudantes do nono ano ao se introduzir o campo de conceitos da Trigonometria por meio de SDA mediadas por tecnologias digitais em uma perspectiva lógico-histórica. A fim de buscar esse esclarecimento, traçou-se como objetivo geral desta pesquisa analisar o desenvolvimento do pensamento teórico do campo de conceitos da Trigonometria a partir dos processos de significação produzidos por estudantes em SDA mediadas por tecnologias digitais. Para isso, a partir dos registros midiáticos audiovisuais e diário de campo, identificou-se cinco núcleos de significação por meio das relações conceituais produzidas pelos discentes no desenvolvimento de seus pensamentos teóricos. Além disso, discute-se os eventuais nexos conceituais da Trigonometria, tendo em vista que o conteúdo trata-se de um campo de conceitos e, por essa razão, esses conceitos foram, em determinado momento da história, desenvolvidos por alguma necessidade lógica e, certamente, social. Para produzir este trabalho, contou-se com a colaboração de um colégio de Lavras – MG, onde as SDA foram propostas à turma do nono ano do ensino Fundamental, na qual ainda não havia sido trabalhado o conteúdo Trigonometria. Este trabalho proporcionou um pensamento que se desenvolvia na medida em que o estudante avançava, visto que as SDA criaram uma evidente Zona de Desenvolvimento Iminente, de modo que o sujeito relacionava e conectava o pensamento empírico e teórico, sempre visando abarcar os conceitos com a questão histórica que os fez serem desenvolvidos.

Presidente - JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE
Interno - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART
Interno - RONEI XIMENES MARTINS
Externo à Instituição - CELIO ROBERTO MELILLO - CEFET/MG