Notícias

Banca de DEFESA: JUSSARA ELIZANDRA BRAZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUSSARA ELIZANDRA BRAZ
DATA: 23/04/2019
HORA: 09:00
LOCAL: LPPI - DED
TÍTULO:

A ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: METASSÍNTESE QUALITATIVA DE PESQUISAS BRASILEIRAS ENTRE 2007 E 2017


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia Educacional. Educação Matemática. Revisão Sistemática. Metassíntese. Conhecimento Computacional.


PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Sabemos que o uso das tecnologias digitais está cada vez mais acessível, que os alunos têm acesso a diversos recursos e que muitas vezes não os utilizam de maneira adequada.  A escola como agente formador tenta acompanhar e inserir em seu contexto recursos tecnológicos com a intenção de envolver os alunos e aproveitar o que as tecnologias tem a oferecer. Um dos recursos que avança para a sala de aula é a Robótica Educacional que tem PAPERT (1960) como seu precursor. Ele via o computador como um atrativo para as crianças e poderia ser utilizado como recurso para facilitar o processo de aprendizagem, então, utilizando a linguagem LOGO  iniciou-se um trabalho com estratégias pedagógicas que encanta várias gerações. Nesse sentido a presente dissertação tem como objetivo buscar as possíveis contribuições da Robótica Educacional como ferramenta de ensino-aprendizagem da matemática no âmbito da educação básica brasileira. Para tal se desenvolveu metassíntese qualitativa das pesquisas realizadas no Brasil entre 2007 e 2017. A busca para realizar o mapeamento ocorreu em dissertações e teses localizadas nas bases de dados da CAPES, BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) e em Bibliotecas virtuais. Os resultados foram submetidos à metassíntese qualitativa e posteriormente triangulados com o aporte teórico. Percebemos que a RE é uma ferramenta potencializadora como suporte no ensino de Matemática atendendo as competências elencadas pela BNCC. Para melhorores resultados é imprescindível que a RE esteja incluída no Currículo da Educação e atenda a todas as séries de ensino, seu potencial se dá por meio de ação continuidada e não em projetos isolados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RONEI XIMENES MARTINS
Externo ao Programa - ESTELA APARECIDA OLIVEIRA VIEIRA - DED
Externo à Instituição - JORGE LUÍS COSTA - UFOP
Externo à Instituição - MILTON ROSA - UFOP
Externo à Instituição - WARLLEY FERREIRA SAHB - UFLA
Notícia cadastrada em: 17/04/2019 09:00
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 04/05/2024 15:22