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Banca de DEFESA: LÍVIA DE SOUZA TANUS AZARIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LÍVIA DE SOUZA TANUS AZARIAS
DATA: 29/04/2019
HORA: 14:00
LOCAL: DED
TÍTULO:

MOMENTOS QUE DEMARCAM O PERCURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: UM OLHAR PARA O MUNICÍPIO DE NEPOMUCENO


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Professores. Identidade do Professor. Formação continuada. Alfabetização e Letramento.


PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

As dificuldades apresentadas por professores no ato de alfabetizar tem sido alvo de debate em vários campos de pesquisa, e à medida que os problemas em garantir o domínio da leitura e escrita se tornam evidentes, são propostas novas políticas públicas de formação docente como possibilidades para entender, conceber, reestruturar e ressignificar o contexto de alfabetização. Esta pesquisa tem por objetivo analisar quais os momentos que demarcam o percurso de formação de professores alfabetizadores demarcado no discurso docente, bem como descrever o quanto os cursos de formação continuada contribuem para a prática pedagógica em relação à alfabetização, comparando de que forma os conhecimentos adquiridos em experiências vivenciadas e no processo de formação acadêmica são acionados de modo a garantirem a atuação e saberes que o professor alfabetizador utiliza. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa, com ênfase na descrição. Como procedimento metodológico para coleta de dados utilizou um roteiro de entrevista semiestruturado gravado em áudio que, posteriormente, foi transcrito na integra. Foram sujeitos da pesquisa seis professoras alfabetizadoras da educação básica das escolas estaduais e municipais que participaram do Programa de Formação Pacto Nacionais pela Alfabetização na Idade Certa, (PNAIC), no município de Nepomuceno-MG. Analisou-se os dados por meio da técnica de análise de conteúdo, usando a análise temática, de Bardin (2009) e Minayo (2007), onde foi feita uma categorização por meio dos temas levantados nas entrevistas. A partir dos resultados, constatou-se que na realidade investigada, que os cursos de formação continuada, assim como os saberes e práticas cotidianas acrescentam muito para a atuação dos professores alfabetizadores pelo fato de haver uma troca de experiências entre os mais experientes e os recém formados. Ficou evidente também que a formação inicial não permitiu a preparação para atuar nas salas de alfabetização e a maioria afirmou que não apresentaram foco na alfabetização e se distanciou da verdadeira prática. A partir do estudo teórico pertinente à temática em questão, bem como todas as análises dos resultados da pesquisa, é válido destacar que, apesar do processo de alfabetização e letramento ser um assunto de muitas discussões deste a década de oitenta, ainda é preciso mais investimento por parte dos governos para que realmente alcance os índices de alfabetização e letramento desejável.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART
Externo ao Programa - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL - DED
Externo ao Programa - LUCIANA SOARES DA SILVA - DED
Externo à Instituição - DANIELA FREITAS BRITO MONTUANI - UFMG
Externo à Instituição - PAULA CRISTINA DE ALMEIDA RODRIGUES - UNI-BH
Notícia cadastrada em: 17/04/2019 09:00
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