Banca de DEFESA: MICHELLE JULIA DE SOUSA

DISCENTE: MICHELLE JULIA DE SOUSA
DATA: 29/04/2019
LOCAL: SALA 2 DED

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E TEMPO EXTRACLASSE: UM ESTUDO DE CASO EM UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS

Formação de professores. Tempo extraclasse. Formação continuada.

O presente trabalho se propõe a discutir a formação continuada de professores/as dos anos finais do ensino fundamental no âmbito do município da cidade de Lavras-MG. O objetivo foi investigar como acontece a formação continuada dos/as docentes dos anos finais do ensino fundamental no tempo extraclasse, para posteriormente em conjunto com os/as docentes formular uma proposta de formação continuada. Entendendo que para compreender o contexto atual, é necessário nos situar no percurso histórico, iniciamos fazendo uma contextualização da formação de professores no Brasil, para isso nos aportamos em alguns autores importantes da área, como Tardif (2002); Silva et al. (1991); Maciel e Shigunov Neto (2006); Tanuri (2000); Gatti e Barreto (2009); Saviani (2005); Nóvoa (1992), entre outros. Esses autores discutem como nossa educação é marcada por reformas, abordando desde a entrada dos jesuítas no sistema educacional, passando pela reforma pombalina, a implantação do método lancasteriano, as escolas normais, o modelo de formação 3+1 e desembocando na forma como somos formados/as atualmente. No capítulo seguinte nos propomos a discutir a formação inicial e continuada de professores, reconhecendo o papel central que estes temas assumem para melhoria no quadro educacional. Posteriormente apresentamos o percurso metodológico para desenvolvimento deste trabalho, a pesquisa desenvolvida foi do tipo estudo de caso atrelado a pesquisa participante, a abordagem metodológica foi a qualitativa, da qual além da coleta de dados secundários por meio de análises documentais, foram coletados dados primários por meio de entrevistas, além disso, o diário de campo e um gravador também foram utilizados para coleta de dados durante o decorrer das atividades. A pesquisa envolveu a Secretaria Municipal de Educação (SME) e diante da dificuldade de ir em todas as escolas, escolhemos três delas para este estudo, duas localizadas em áreas consideradas periféricas e uma central. O foco de observação foram os/as docentes e grupo gestor relativo aos anos finais do ensino fundamental. Buscamos participar das atividades escolares, em seus horários extraclasse, observando a frequência, interação e participação dos/das docentes nestes espaços. As entrevistas foram feitas com gestores tanto da SME, quanto das escolas e professores/as dos anos finais do ensino fundamental. No capítulo seguinte analisamos e discutimos os dados. Para o desenvolvimento desta escolhemos a análise de conteúdo (MINAYO, 1993) para organizar e analisar os componentes encontrados com maior frequência nas entrevistas. Posteriormente nos propomos a elaborar uma proposta de formação continuada, buscamos desenvolver esta etapa apoiados na observação, conversas e demandas, integrando as propostas a partir de situações reais, vindas dos/as próprias professoras envolvidas, considerando que, dessa forma, quando e se acatadas, poderão contribuir para que estes busquem se formar continuamente. A direção que a pesquisa tomou, nos revela o que estudamos no capítulo sobre a história da educação brasileira, marcada por mudanças constantes e desvalorização dos profissionais da educação.

Presidente - CELSO VALLIN
Externo ao Programa - ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR - DBI
Externo ao Programa - ELLEN GONZAGA LIMA SOUZA - DED
Externo à Instituição - ELIANE VIANEY DE CARVALHO - UNILAVRAS