Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIVAN APARECIDA RIBEIRO

DISCENTE: ELIVAN APARECIDA RIBEIRO
DATA: 13/12/2018
LOCAL: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

“ELA PARECE A EMPREGADA DA MINHA CASA”: A RELEVÂNCIA DO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

linguística aplicada; formação de professores; letramento sociais; letramento racial crítico; discurso étnico-normativo.

“ELA PARECE A EMPREGADA DA MINHA CASA": A RELEVÂNCIA DO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
A presente dissertação, que se concentra na área de atuação de investigação em Linguística Aplicada, tem por intento problematizar acerca dos letramentos, que vem demandando alcançar uma esfera de estudos teóricos mais amplos pautados no viés dos Letramentos Sociais. Nessa perspectiva, se os letramentos se redimensionam com novas possibilidades para discussão despontam, assim, os desafios de se refletir primordialmente sobre Letramento Racial Crítico. Logo, como ele vem perpassando e ocupando ou não espaços, principalmente no âmbito escolar, mais precisamente nos âmbitos que servem de reflexão crítica e problematização para o profissional docente. Nesse sentido, levando em consideração uma demanda emergente de se abordar os letramentos sociais, a presente investigação justifica-se por problematizar a questão do Letramento Racial Crítico. Esta proposta elege como objeto de estudo as relações raciais e os discursos étnico-normativos que circundam nos ambientes escolares, aos quais se integram os núcleos de formação de professores. Ademais, busca refletir sobre identidade dos docentes e as situações de racismo e atitudes antirracistas vivenciadas por eles na esfera escolar ou não. Para a realização do objetivo empreendido, será proposto um curso voltado para a formação continuada de professores já formados e em formação, nos módulos que são oferecidos nas escolas estaduais e aos estudantes de licenciaturas, contemplando recursos audiovisuais, imagéticos, musicais e textuais entre outros para fomentar as discussões acerca de questões racistas e ambientes escolares. E, posterior a esse momento será proposta a escrita de relatos elencando situações vivenciadas pelos docentes sobre racismo no âmbito escolar ou não e, possíveis alternativas para a ressignificação de uma cultura discriminatória, que culmina com os princípios conceituais do Letramento Racial Crítico.

Presidente - HELENA MARIA FERREIRA
Interno - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS
Externo ao Programa - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER - DEL
Externo à Instituição - APARECIDA DE JESUS FERREIRA - UEPG