Banca de QUALIFICAÇÃO: LUDMILA MAGALHÃES NAVES

DISCENTE: LUDMILA MAGALHÃES NAVES
DATA: 13/06/2019
LOCAL: SALA DE REUNIÕES DED

A fotografia como texto visual a partir da materialidade de livros de imagens para crianças

Fotografia. Livro de imagem. Materialidade do Impresso. Linguagem não verbal. Narrativa visual.

Partindo do pressuposto de que a fotografia é um texto visual, que narra e comunica ideias, a presente dissertação pretende refletir sobre a potencialidade da ilustração fotográfica e como se apresenta nos livros de imagens de literatura infantil. Para a investigação foram escolhidas duas obras premiadas do autor e ilustrador mineiro Marcelo Xavier: O dia a dia de Dadá e Construindo um sonho, ambas compostas por cenários e personagens produzidos manualmente com massinhas de modelar e materializadas em páginas impressas sequenciais constituindo uma narrativa a partir do registro fotográfico. A pesquisa tem por objetivo compreender o papel desempenhado pela fotografia como ilustração literária, analisando como a imagem técnica utilizada como recurso editorial é pensada na materialidade do impresso, bem como averiguar que características tipográficas se configuram nos livros ilustrados sem textos para crianças. Para o trabalho investigativo, escolheu-se a metodologia de análise bibliográfica, sob uma abordagem qualitativa, que possibilitou observar os meios e instrumentos empregados na composição das obras. Para embasar a reflexão teórica, apoia-se nos estudos de Manguel, Benjamin, Ramos, Santaella e Flusser, sobre fotografia, ilustração literária, materialidade do impresso e leitura de imagens, bem como outros autores que contemplam as temáticas. Como resultado espera-se reconhecer os recursos tipográficos que compõem a materialidade das obras aqui selecionadas compreendendo como a fotografia disposta em livros de imagens pode ser reconhecida como um texto-visual. Portanto, identificar as possibilidades de leituras no livro de imagem com ilustrações fotográficas destacando-o como promotor do exercício da educação para o olhar.

Externo à Instituição - ANDREA RODRIGUES DALCIN - UNICAMP
Externo à Instituição - CÉLIA BELMIRO ABICALIL - UFMG
Externo ao Programa - DALVA DE SOUZA LOBO - DED
Interno - HELENA MARIA FERREIRA