Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA APARECIDA MILANI VIVAS

DISCENTE: LARISSA APARECIDA MILANI VIVAS
DATA: 21/05/2019
LOCAL: SALA 2 DED

Conflitos escolares: Desafios da profissão de professor (a) na contemporaneidade.

Educação. Conflitos. Relação escola-família. Clima emocional e escolar. Valores.

A instituição escolar, antes elitista e excludente, passou a ser mais democrática e igualitária, deparando-se com a massificação do ensino. Com as mudanças sociais das últimas décadas gerou-se uma condição de insegurança e insatisfação docente. Vemos hoje que professores/as queixam-se de violência física e verbal, indisciplina e falta de apoio familiar. Diante disso, esta pesquisa visa compreender: Por que educadores estão tendo dificuldades em lidar com certos conflitos nas relações com estudantes? O que já é feito e o que poderia melhorar no tratamento de tais conflitos? Assim, construir criticamente planos e ações, considerando as condições de trabalho, a cultura escolar e aprofundando a compreensão sobre o problema. É uma pesquisa qualitativa e participante de desenho exploratório. Está sendo desenvolvida em duas escolas municipais da zona urbana de uma cidade no sul de Minas Gerais com docentes, supervisoras e direção de quarto e quinto anos do ensino fundamental. Foram realizados encontros mensais para a formação do grupo focal e está sendo realizado para a discussão acerca dos conflitos estabelecidos. Espera-se trazer ao ambiente escolar novas competências e descobertas para que enxerguem e trabalhem melhor os conflitos, tornando-os objeto de resolução e tratamento. Além disso, trabalhar possibilidades de formação e re-formação de educadores (docentes e corpo gestor), com vistas a diminuir o problema e desenvolver melhores condições de trabalho (pessoal e coletiva).

Presidente - CELSO VALLIN
Externo à Instituição - CRISTINA HENRIQUES NOGUEIRA - IFSUDESTE MG
Externo à Instituição - ELIANE VIANEY DE CARVALHO - UNILAVRAS
Interno - JACQUELINE MAGALHAES ALVES