Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYRA ALEJANDRA CONTRERAS MADRIGAL

DISCENTE: MAYRA ALEJANDRA CONTRERAS MADRIGAL
DATA: 14/06/2019
LOCAL: SALA 2 DED

Experiências de leitura e marcas de afetividade em atividades de leitura e contação de histórias para crianças.

Desenvolvimento emocional. emoções. Leitura. Literatura infantil.

O presente estudo tem por objetivo analisar o discurso dos professores e as narrativas de crianças, de 4 a 5 anos, sobre as experiências de leitura e o processo de afetividade que envolve a tríade criança-livro-adulto, com o propósito de compreender as relações entre as narrativas orais e a mediação leitora. Que experiências de leitura e afetividade são reveladas em narrativas de crianças, sobre as histórias que leem? Como elas agem quando não dominam o código linguístico? Os primeiros anos de vida de uma criança se constituem em período de intenso aprendizado e desenvolvimento, em que se assentam as bases do aprender. Nessa fase, o atendimento educacional e afetivo tem um impacto positivo no processo de desenvolvimento da personalidade da criança, gerando melhores desempenhos escolares, menores taxas de deserção escolar, e maiores possibilidades de completar o ensino médio, em comparação aos alunos que não receberam acompanhamento adequado. Destacasse a importância da linguagem escrita nas relações entre professor/aluno, partindo do princípio de que no processo educativo, o professor deve direcioná-lo de forma planejada, sistematizada, tornando o saber docente uma ferramenta desencadeadora de mudanças que levem direto à transformação da sala em um ambiente envolvente e propício à aprendizagem. Em quanto ao resultado, a pesquisa indicará que há uma correlação positiva entre a literatura e a função social que os professores por meio das narrativas tem na vida das crianças, convertendo-se assim em uma prática indispensável para potencializar o processo de ensino aprendizagem de forma prazerosa, ampliando assim a visão do mundo do educando.

Externo à Instituição - AMANDA VALIENGO - UFSJ
Externo à Instituição - ELVIRA CRISTINA MARTINS TASSONI - UNICAMP
Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART
Externo ao Programa - LARISSA FIGUEIREDO SALMEN SEIXLACK BULHOES - DED