Banca de QUALIFICAÇÃO: NATANY AVELAR SILVA

DISCENTE: NATANY AVELAR SILVA
DATA: 29/05/2019
LOCAL: SALA 1 DED

RESSIGNIFICANDO A PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS COM A RETEXTUALIZAÇÃO DIGITAL

Alfabetização. Multiletramentos. Retextualização. Produção de texto.

A pesquisa elege como problema a questão da produção de textos na alfabetização. Embora a modalidade escrita seja reconhecida como uma prática linguístico-discursiva de substancial importância para a inserção dos alunos no universo letrado, o ensino da produção de textos escritos na alfabetização ainda enfrenta inúmeros desafios. O baixo desempenho apresentado pelos alunos tem sido evidenciado pelas avaliações (internas e externas) e assumido relevância nas queixas feitas pelos professores. Nessa direção, o presente projeto tem por objetivo analisar os resultados de uma proposta de intervenção realizada com alunos de alfabetização em que serão desenvolvidas atividades de retextualização de contos disponibilizados em suporte escrito ou oral para suportes digitais. Desse modo, a questão que norteia o presente trabalho é: Que aspectos textuais e discursivos são relevantes para a produção de uma retextualização em ambiente digital?  Esta pesquisa assume relevância em função de abordar a produção de textos em uma perspectiva discursiva em que variados aspectos são considerados para além do estudo da forma (correção linguística e apresentação formal do texto), notadamente, observados em um trabalho tradicional com a produção de textos na escola. Na proposta em questão, merecem destaque as condições de produção e as potencialidades das diferentes semioses no processo de construção de sentidos. Para o embasamento dos estudos será realizada uma pesquisa teórica acerca da produção de textos na alfabetização, dos processos de retextualização, dos conceitos e encaminhamentos metodológicos para um ensino da produção de textos na perspectiva dos multiletramentos. Juntamente com os estudos teóricos, será realizada uma pesquisa de campo, em uma turma do primeiro ano do ensino Fundamental (Anos Iniciais), que buscou observar como os recursos tecnológicos podem favorecer o processo de retextualização de contos na alfabetização. Este trabalho contribui com pesquisas na perspectiva dos multiletramentos e com a prática profissional docente na contemporaneidade, pela reflexão sobre o uso de recursos tecnológicos nas práticas de produção de texto.

Externo à Instituição - AMANDA VALIENGO - UFSJ
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA
Presidente - HELENA MARIA FERREIRA
Interno - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART