Banca de DEFESA: ANA LÚCIA PRADO

DISCENTE: ANA LÚCIA PRADO
DATA: 18/03/2019
LOCAL: Sala 02 – DED

AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE A ESCRITA EM DIFERENTES SUPORTES E O LETRAMENTO DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO

Escrita. Letramento digital. Alfabetização. Cultura Digital. Escrita.  Escola. Varginha.

Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, que buscou identificar, a partir das percepções dos alunos acerca da escrita em diferentes suportes, se as práticas de letramento digital, próprias da cultura digital, podem contribuir para a alfabetização. Os procedimentos utilizados para a coleta de dados foram a aplicação de atividades de escrita e entrevistas para alunos de uma turma de segundo ano do ensino fundamental, de uma escola pública de Varginha/MG. A técnica escolhida para a análise dos dados é a análise de conteúdo por categoria (BARDIN, 1977). Este trabalho foi subsidiado pela análise do referencial teórico dos autores: Chartier (1999), sobre a cultura do escrito; Levy (1999), Castells (2002, 2005, 2008) e Barton e Lee (2015), sobre cultura digital; Ferreiro (2011, 2013) e Smolka (2012), sobre alfabetização; Soares (2002, 2016), Rojo e Barbosa (2015), Marcuschi e Xavier (2010) e Coscarelli (2003, 2014, 2016), na abordagem de letramento digital, hipertextos e multimodalidade; e Bakhtin (2006), na concepção enunciativo-discursivo da linguagem. Por fim, conclui que os alunos percebem funções distintas para a escrita dentro e fora do ambiente escolar, indicando que a escola deve apropriar-se das práticas de letramento digital para proporcionar uma alfabetização significativa e contextualizada aos alunos.

Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART
Externo ao Programa - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL - DED
Externo ao Programa - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA - DEL
Externo à Instituição - MÔNICA DAISY VIEIRA ARAÚJO - UFMG