Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA PAULA DE OLIVEIRA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA PAULA DE OLIVEIRA GOMES
DATA: 11/06/2019
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 1 DED
TÍTULO:

O PROCESSO DE APREENSÃO DE LEITURA DECRIANÇAS PEQUENAS (4 E 5 ANOS)


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura. Educação infantil. Processos cognitivos. Aquisição da leitura.


PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho considera que ler é uma ação cognitiva desenvolvida a partir de uma aquisição sócio-cultural, ou seja, o processo de leitura é aprendido social e culturalmente, o que requer um ensino sistematizado. As discussões sobre o processo de apreensão da leitura, muitas vezes, aparece ligadoaos estudos e pesquisas sobre alfabetização e também ao processo deaquisiçãoda escrita, não sendo explorada como campo distinto no processo de desenvolvimento na área daeducação. Diante disso, este texto tem como objetivos compreender o que se discute sobre os processos cognitivos e psicolinguísticos da aquisição da leitura e identificar as fases de leitura de crianças, a partir dos resultados apresentados na aplicação de atividades de leitura realizada com crianças de 4 e 5 anos de uma turma da educação infantil. Para isso, faremos uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa-ação, tendo como procedimento de coleta de dados a aplicação de atividades de leitura e de registros das falas das crianças durante a realização das atividades. Para embasar a análise nos apoiaremos, principalmente, nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1999), Maranhe (2011), Soares (2014) e Smith (1989) sobre o processo de aquisição da leitura.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELAINE MARIA MORAIS - UFMG
Externo ao Programa - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL - DED
Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART
Externo à Instituição - PAULA CRISTINA DE ALMEIDA RODRIGUES - UNI-BH
Notícia cadastrada em: 22/05/2019 09:19
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 04/05/2024 16:13