Banca de QUALIFICAÇÃO: RITA CÁSSIA DE OLIVEIRA

DISCENTE: RITA CÁSSIA DE OLIVEIRA
DATA: 12/06/2019
LOCAL: SALA 2 DED

"Lavras Lê": um estudo das ações e resultados dos projetos de leitura desenvolvidos na rede municipal de educação de Lavras, MG, em 2017.

Projeto “Lavras Lê”; Práticas de leitura; Formação de leitores.

A qualidade da educação tem sido foco de discussão e pesquisas em nosso país, que enfatizam o desenvolvimento de práticas pedagógicas que sejam eficientes para o desenvolvimento de leitores e escritores competentes. O incentivo à leitura ganha, então, uma grande importância neste contexto, cabendo à escola (re)pensar suas práticas de ensino na formação de leitores. Indagamos assim: que ações têm sido desenvolvidas nas redes públicas de ensino que cumpram um dos objetivos nacionais da educação, que é a formação de leitores e escritores proficientes? Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo geral fazer uma análise do processo de idealização, planejamento e concretização do Projeto Institucional “Lavras Lê”, realizado em 2017, que teve por finalidade incentivar as práticas de leitura na rede pública municipal de ensino de Lavras, MG. Para tal, desenvolve-se uma pesquisa exploratória e descritiva, em uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso, sob o qual optamos pela realização de entrevista com a equipe idealizadora do projeto e análise documental, como métodos de coleta de dados, tomando como procedimento a análise textual discursiva. Espera-se com esta pesquisa identificar o que estas práticas de leitura desenvolvidas nas escolas públicas municipais elegem como prioridade de ações na formação de leitores e qual é a concepção de leitura revelada nessas práticas.

Externo à Instituição - ELAINE MARIA MORAIS - UFMG
Interno - HELENA MARIA FERREIRA
Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART
Externo à Instituição - PAULA CRISTINA DE ALMEIDA RODRIGUES - UNI-BH